Instagram

Instagram se apresenta como app com maior potencial entre mensageiros

O Instagram é um aplicativo que está em ascensão contínua, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. Há quatro edições do relatório, o app vem crescendo sua penetração no Brasil, saindo de 82% em janeiro de 2022 para 89% agora. 

Sua presença é mais comum nos smartphones de mulheres (92%) que nos de homens (85%). Também é um app mais popular entre jovens de 16 a 29 anos (91%), que entre brasileiros de 30 a 49 anos (89%) ou com 50 anos ou mais (85%).

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No Instagram, em seis meses, subiu de 67% para 74% a proporção de usuários que declaram abrir o app todo dia. Somando com os que afirmam abrir “quase todo dia” são 88%. Em fevereiro passado, essa soma era de 83%. 

Entre os recursos do Instagram foi percebida uma queda no uso de videochamadas, baixando de 16% para 11%. Os demais ficaram estáveis em seis meses. 

Uso comercial

O Instagram vem lançando uma série de funcionalidades para estimular sua utilização para a promoção e venda de produtos e serviços. Uma delas foi permitir que empresas usem bots para atendimento automatizado através do seu serviço de mensageria, o Instagram Direct. 

Entretanto, não foi observado um aumento do percentual de usuários que conversam com marcas e empresas através do Instagram. Na comparação com seis meses atrás, a proporção se manteve inalterada: 65%. O percentual que já conversou com marcas por mensagens no aplicativo aumentou 1 ponto percentual, de 32% para 33%, mas a variação está dentro da margem de erro. 

Porém, caiu de 67% para 63% o percentual que considera o Instagram um canal adequado para a compra de produtos e serviços. No mesmo intervalo, diminuiu de 61% para 57% a proporção que entende o Instagram como canal apropriado para o recebimento de promoções. 

Messenger e sua popularidade

O Messenger conseguiu recuperar um pouco sua base no Brasil, instalado agora em 70% dos smartphones nacionais. Seis meses atrás estava em 68%. A variação positiva, entretanto, está dentro da margem de erro da pesquisa. 

Um dado positivo é que a proporção de usuários do Messenger que afirmam abrir o app todo dia aumentou nove pontos percentuais, de 17% para 27%. Ainda assim, dos cinco apps monitorados pela pesquisa, o Messenger é o que apresenta o pior engajamento, tendo sido superado desta vez pelo Signal nesse aspecto. 

A proporção de usuários do Messenger que já se comunicaram com marcas é de 48%, queda de quatro pontos percentuais em seis meses. Foi o único app a apresentar diminuição acima da margem de erro nesse aspecto em seis meses. Agora ocupa a quarta e última posição, tendo sido ultrapassado pelo Telegram – não foi medido o relacionamento com marcas dentro do Signal. 

Para completar, o Messenger registrou redução na percepção de adequação na comunicação com marcas pelos seus usuários em todas as finalidades verificadas nesta pesquisa (compra de produtos e serviços; receber promoções; tirar dúvidas etc). 

Threads e Instagram. Imagem: Olhar Digital

E o Threads?

O Threads foi uma das grandes novidades no mercado de redes sociais nos últimos meses. Nascido a partir do Instagram, sua proposta é concorrer com o Twitter (agora X) como uma rede social de textos curtos. 

Embora não seja um app de mensageria, a título de curiosidade, e por conta do seu parentesco com o Instagram, esta pesquisa mediu sua popularidade no Brasil e descobriu que o app está instalado em 15% dos smartphones brasileiros. 

Há uma clara predominância entre os jovens. O Threads está presente nos smartphones de 24% dos brasileiros com 16 a 29 anos, percentual que cai para 15% no grupo de 30 a 49 anos, e diminui para 8% naqueles com 50 anos ou mais. É também um pouco mais comum nos smartphones de homens (17%) que no de mulheres (14%). Surpreendentemente, está mais presente nos aparelhos das classes D e E (18%), que naqueles da classe C (13%) ou A e B (13%). 

Seu engajamento já começa maior que o do Messenger, mas ainda está muito abaixo daquele do Instagram: 28% dos usuários do Threads declaram abri-lo diariamente e 21%, quase todo dia. Seu risco de desinstalação é maior que o de Telegram e Signal: 20% da sua base nunca ou quase nunca abre o app.  

Metodologia da pesquisa

A Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box. 

Nesta edição foram entrevistados 2.040 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 12 e 24 de julho de 2023. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.