O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza nesta terça-feira (03) os pagamentos de dezembro dos benefícios aos seus segurados. Hoje, recebem o abono aqueles com direito a apenas um salário mínimo com o final do benefício terminado em 7, e os beneficiários que ganham mais que o piso nacional que têm o final do benefício 2 e 7.
O calendário de pagamentos é dividido em dois grupos, um destinado aos segurados que recebem apenas um salário mínimo e outro voltado aos beneficiários que ganham acima do piso nacional, como referido acima. Estão sendo contemplados cerca de 37 milhões de pessoas com direito aos benefícios do INSS.
Vale ressaltar que desse total, 60% recebem um salário mínimo, equivalente R$ 1.212, considerando que o calendário corresponde ao último ano. Contudo, alguns segurados podem recebem acima desse valor, limitado ao teto da autarquia, sendo de R$ 7.087,22 em 2022.
O repasse do benefício pode ser consultado através da central de atendimento do INSS, no número 135. Ao ligar, será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Também é possível verificar as informações do benefício através do site Meu INSS, que reúne diversos serviços do INSS. Feito o login, na tela inicial, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” e acessar o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Por fim, se preferir, o segurado pode realizar a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no site, inicialmente, será preciso fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis na plataforma, bem como ao histórico de pagamento do abono.
Para identificar a data em que receberá os valores, é necessário identificar o dígito final do número de inscrição do benefício. Basta desconsiderar o algarismo verificador (aquele que se encontra após o traço). Veja um exemplo:
Entendido isto, abaixo, confira as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de dezembro.
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe acima do salário mínimo: