As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão funcionar em horário reduzido no fim do ano de 2020. Nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências funcionam das 7h às 14h. E nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2021 as agências não irão funcionar.
A central de atendimento 135 também terá mudança. Nos dias 24 e 31, a central irá funcionar das 7h às 19h. Os segurados que precisem de serviços e requerimento de benefícios podem utilizar o Meu INSS, aplicativo e site.
Primeiramente, é necessário ir ao aplicativo ou site do Meu INSS. Ao entrar na página, é necessário fazer cadastro. Há serviços que não pedem senha, como no caso dos agendamentos. Nos demais casos, é necessário clicar em “Cadastrar senha”, preencha os dados solicitados, cadastre a senha e clique em “Continuar”. Em seguida, a página carrega os serviços do Meu INSS. Clique em “Agendamentos/Solicitações”. Todos os requerimentos serão mostrados.
Se não houver nenhum, será mostrada a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar o pedido de aposentadoria, clique em “Novo requerimento”. O portal mostrará a lista de opções de atendimento. No caso da aposentadoria, o usuário deve clicar em “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. O trabalhador deve escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso. Na tela seguinte, o trabalhador deve ler seus dados de cadastro e informações de contrato. Em seguida, basta clicar em “Avançar”.
Na página seguinte, é mostrado o necessário para o atendimento, com opção de, por exemplo, digitalizar documentos. Para fazer agendamento da perícia médica, o trabalhador deve escolher entre solicitar o benefício, pedir prorrogação ou acompanhar a solicitação.