A carteira virtual do Meu INSS foi lançada em maio deste ano pelo Governo Federal, e pode ser acessada pelo aplicativo de mesmo nome. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente através de celulares Android ou iOS.
Sendo assim, através da carteira virtual do Meu INSS o cidadão possui acesso a confirmação de dados, podendo comprovar o vínculo com o instituto de maneira fácil e rápida.
Outro benefício são os descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Todos esses benefícios podem ser adquiridos sem comprovantes ou emissão de cartões físicos.
De maneira geral, os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do INSS podem emitir a carteira virtual pelo aplicativo, Confira a seguir mais detalhes, e o passo a passo para obter este serviço.
Como obter a carteira virtual do Meu INSS
A carteira virtual do Meu INSS pode ser obtida através deste passo a passo simples:
- Primeiro, faça o download do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Ao abrir o aplicativo, faça o login com a conta gov.br;
- Em seguida, selecione a opção “carteira do Beneficiário”;
- Caso possua benefício ativo no INSS, o aplicativo irá solicitar uma foto, a qual pode ser enviada diretamente pelo celular;
- Escolha uma foto e toque em “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”;
- Selecione a opção “Continuar”;
- Por fim, basta clicar em “Baixar PDF”. Com isso, o download da carteira virtual será feito na memória do celular.
Sendo assim, após seguir estes passos basta que o usuário abra o aplicativo Meu INSS e clique na carteira do beneficiário. Desta maneira, será possível o acesso a carteira virtual, com uma identificação própria do usuário e um QR Code, o qual muda mês a mês. É através deste dispositivo de segurança que as informações do segurado são checadas.
Quem pode emitir a carteira e quais são as vantagens?
Na prática, a carteira digital do Meu INSS pode ser emitida por qualquer segurado do instituto que possui um benefício ativo. Sendo assim, isso inclui aposentados, pensionistas e qualquer trabalhador que contribua regularmente com o instituto.
No entanto, os segurados que recebem o Seguro-desemprego Pescador Artesanal não estão aptos a emitir a carteira virtual. Com relação às vantagens da carteira virtual Meu INSS, a principal está na praticidade e agilidade para comprovar o benefício recebido do instituto.
Isso porque o documento é no formato digital, o que exclui a necessidade de carregar um cartão físico no momento de comprovar a condição de segurado. Também implica que a carteira pode ser acessada a qualquer momento pelo usuário, sem a necessidade de comparecer a uma agência física da Previdência Social.
A comprovação do vínculo com o INSS, na verdade, é o principal intuito da criação deste documento. A carteira virtual contém informações como o número do benefício, dados pessoais do segurado, entre outras informações relevantes, substituindo o antigo cartão magnético.
Como dito, a carteira virtual do Meu INSS também traz diversos descontos para os segurados que a possuem, em estabelecimentos como cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Além disso, segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o documento pode garantir até 70% de desconto em farmácias, por exemplo.