Direitos do Trabalhador

INSS: pontos importantes sobre a prova de vida

De acordo com informações oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a prova de vida não foi suspensa durante a pandemia. Milhões de segurados fizeram a prova de vida no ano de 2020 e neste ano de 2021. 

INSS: pontos importantes sobre a prova de vida

O que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez foi realizar os pagamentos desde março de 2020, sem ocasionar o bloqueio do pagamento, suspensão ou cessação do benefício, o que provocaria o deslocamento do beneficiário a uma agência bancária para regularização. 

A prova de vida deve ser feita anualmente

Ou seja, mesmo que o beneficiário não fizesse a prova de vida, não ficaria sem receber o pagamento. O que retorna agora é essa rotina de bloqueio, suspensão e cessação, explica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, realizem o procedimento.

A prova de vida pode ser realizada pela aplicativo Meu INSS

Os beneficiários convidados a fazer a prova de vida pelo projeto piloto da biometria facial, e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo Meu Gov.br ou Meu INSS, ou ainda, normalmente em uma agência do banco que recebe o benefício, informa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Biometria facial

Algumas pessoas já podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo celular. Esse projeto foi iniciado no ano passado e, para saber se já está disponível para você, acesse o Meu INSS.

Como o segurado vai saber que ele pode fazer a prova de vida pelo celular?

É possível saber acessando o Meu gov.br ou Meu INSS, pelo aplicativo ou no site (gov.br/meuinss) ou, ainda, pelas agências bancárias que oferecem o serviço, explica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O INSS enfatiza que nunca pede informações pessoais dos segurados, como números de documentos. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS. A prova de vida feita por meio da biometria facial tem validade oficial.

Em caso de dúvidas procure os canais oficiais do INSS

No site gov.br/inss/, há mais informações, tutorial e vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Além disso, é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite, explica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).