INSS libera dois novos benefícios para os segurados em 2022
A última semana foi de grandes novidades para a população. Acontece que o Governo Federal sancionou uma série de ações com o objetivo de incrementar nada menos que R$ 165 bilhões na economia no decorrer de 2022. Dentre as medidas, duas delas foram para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Nova margem do crédito consignado
A margem do crédito consignado do INSS é medida em que os segurados irão se beneficiar neste ano de 2022. Acontece que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto alterando a margem, de 35% para 40%.
Com a ampliação de mais 5% da margem do consignado, o Governo Federal estima beneficiar mais de 50 milhões de brasileiros com a medida. Por meio de empréstimos, a medida deve movimentar R$ 77 bilhões em empréstimos.
Para quem não sabe, a margem do crédito consignado é um limite de quanto cada segurado poderá comprometer a sua renda mensal do benefício com a contratação de crédito.
Agora, com a medida, já se sabe que os aposentados e pensionistas do INSS poderão comprometer em até 40% do que recebem de benefício mensal com a contratação de crédito, ficando da seguinte maneira:
- 35% do valor mensal do benefício poderá ser utilizado para a contratação de empréstimo; e
- 5% do valor mensal do benefício poderá ser utilizado com despesas ou saques com cartão de crédito.