Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem solicitar a revisão de seus benefícios sem entrar com uma ação na Justiça. Basta acessar o aplicativo “Meu INSS” e fazer o recálculo da sua aposentadoria. No entanto, o usuário deve averiguar se o procedimento é vantajoso.
Estamos falando sobre a Revisão da Vida Toda, que permite ao segurado incluir no cálculo do seu benefício as contribuições feitas antes de julho de 1994. Todavia, ainda é preciso ter começado a contribuir com o INSS antes de 1994 e ter recebido a primeira parcela do benefício entre os anos de 1999 e novembro de 2019.
Para ter um aumento na aposentadoria ou pensão por meio da revisão da vida toda, o segurado deve ter recebido altos salários antes de 1994. Desse modo, haverá garantia de que a correção no cálculo será vantajosa para o aposentado ou pensionista.
Caso contrário, ou seja, na hipótese de recolhimentos inferiores antes do Plano Real, a revisão pode diminuir o valor do benefício do segurado. Neste sentido, é indicado que o cidadão interessado em solicitar a revisão procure um advogado ou contador especialista em direito previdenciário.
Os interessados em solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS devem acessar o app do “Meu INSS”, disponível para Android e iOS. No entanto, é importante lembrar que o procedimento é liberado apenas para aqueles que recebem:
Além disso, é preciso se enquadrar em alguns requisitos:
Por fim, veja como realizar o procedimento:
O segurado que pretende ajuizar a ação da revisão da vida toda, deve apresentar a seguinte documentação: