Com a Reforma da Previdência em novembro de 2019, as faixas de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram alteradas. Agora, as alíquotas são progressivas, conforme o salário recebido pelo contribuinte.
Atualmente, quem ganha um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022) deve contribuir com 7,5% deste valor. No caso de segurados que recebem acima do piso nacional, o recolhimento vai ser superior ao percentual mencionado.
Para te ajudar a entender melhor, confira neste artigo as atuais faixas de contribuição do INSS.
As alíquotas que serão apresentadas abaixo são aplicadas apenas sob o salário de trabalhadores com carteira assinada, avulsos e empregados domésticos. Confira as faixas de contribuição atualizadas:
Faixas de contribuição e Alíquota cobrada
O INSS divulgou o calendário de pagamentos dos benefícios do mês de agosto. De acordo com o instituto, cerca de 36 milhões de segurados receberão os valores.
Os pagamentos irão se iniciar na próxima quinta-feira (25). Como de costume, os repasses vão se iniciar com os beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.212), na sequência, receberão os que ganham mais que o piso.
Para seguir a ordem de liberação dos valores, o calendário do INSS se estabelece conforme o último número de cada cartão do benefício.
Calendário de pagamentos do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
Para quem ganha acima de um salário mínimo: