O aposentado por invalidez ou por incapacidade permanente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ter direito a diversos benefícios adicionais. Todavia, só são concedidos se o segurado se enquadrar nas regras de liberação.
O adicional sobre o benefício é concedido, exclusivamente, aos segurados que recebem a aposentadoria por incapacidade permanente que não conseguem realizar sozinhos as suas atividades diárias. Neste sentido, o valor não é estendido a pensão por morte caso o cidadão venha a falecer.
A bonificação costuma ser liberada quando o segurado apresenta:
Além do adicional, o segurado pode ser isentado ou ter o valor de impostos reduzido. No entanto, para isso é necessário apresentar algumas doenças ou deficiências, como:
Por fim, aposentados por invalidez ainda podem sacar de forma integral o FGTS e o PIS/Pasep. Porém, é necessário ir pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica para obter todas as informações quanto ao processo, permitido tanto para instituições públicas quanto para privadas.
Nesta sexta-feira (03), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o pagamento da segunda parcela do 13º salário para novos grupos de aposentados e pensionistas.
De acordo com o INSS, serão efetuados os pagamentos para quem recebe o piso nacional de R$1.212 e quem recebe mais do que esse valor. Veja quem recebe:
Segundo dados oficiais, atualmente são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país. Desse total, mais de 60% recebem um salário mínimo. Para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, é necessário receber alguns dos benefícios listados abaixo:
Os pagamentos seguem até a próxima terça-feira (7 de junho). Confira abaixo os calendários de pagamentos: