Economia

INSS: Como solicitar a aposentadoria por invalidez pela internet? Passo a passo

A aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez, é paga aos cidadãos que e ficaram incapacitados de trabalhar, em decorrência de alguma doença ou acidente. O benefício é pago por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e só é concedido nas seguintes situações:

  • Quando o trabalhador fica incapacitado permanentemente de exercer sua função laboral;
  • Quando é contribuinte regular do INSS, principalmente no momento da solicitação; e
  • Quando possui, pelo menos, doze contribuições mensais junto ao INSS.

Todavia, o último item pode deixar de ser obrigatório em alguns casos, como:

  • Acometimento de doenças ocupacionais (relacionadas ao trabalho);
  • Acidentes de trabalho ou de qualquer outra natureza;
  • Doenças graves, como câncer, cegueira, AIDS, cardiopatia grave, alienação mental, parkinson, entre outras moléstias altamente incapacitantes.

 

Como pedir a aposentadoria por invalidez pela internet

Atualmente, não é mais necessário ir até uma agência do INSS para solicitar o benefício. O segurado pode realizar o procedimento por meio do portal Meu INSS, seja pelo aplicativo (disponível para Android e iOS) ou pelo site Meu INSS. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Faça o login usando sua conta gov.br;
  3. Na página inicial, clique nos três traços no alto, à esquerda da página;
  4. Selecione “Novo pedido” – vão aparecer todos os serviços do INSS;
  5. Clique em “Benefício por incapacidade permanente”;
  6. Preencha os dados e anexe os documentos solicitados;
  7. Clique em “Enviar”.
  8. Anote o número de protocolo e acompanhe o pedido.

 

Comprovação da incapacidade

Para receber o benefício, no entanto, é preciso comprovar a existência da incapacidade permanente através da perícia médica do INSS. O segurado precisa se submeter a uma análise do médico perito, sob a condição física e documental para atestar a situação alegada.

Sendo assim, é importante reunir o máximo de documentos para aumentar as chances de aprovação do processo, veja quais são:

  • Atestado médico;
  • Exames;
  • Laudos médicos;
  • Receituários de medicamentos;
  • Relatórios feitos por um profissional.

 

Como acompanhar o pedido?

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, siga os passos abaixo:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Consultar pedidos”;
  3. Encontre seu processo na lista;
  4. Se quiser ver mais detalhes, clique em “detalhar”.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS, através do número 135.

 

Lista de doenças que anulam a necessidade de carência

Abaixo, confira a lista com as doenças que podem dar direito ao benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, ou a aposentadoria por incapacidade permanente, antes chamada de aposentadoria por invalidez.

  • Abdome agudo cirúrgico;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Cardiopatia grave;
  • Cegueira;
  • Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Espondilite anquilosante;
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  • Hanseníase;
  • Hepatopatia grave;
  • Nefropatia grave;
  • Neoplasia maligna;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);
  • Transtorno mental grave, desde que esteja cursando com alienação mental;
  • Tuberculose ativa.