Bancos de todo o território nacional já podem ofertar os novos cartões do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Assim, pensionistas e aposentados do órgão poderão comprometer até 45% do seguro com a adesão da nova modalidade de empréstimo.
Nesse sentido, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desde a última segunda-feira, 19 de setembro, o serviço já vem sido disponibilizado. Desse modo, se soma a outras opções de empréstimos já existentes. Contudo, a oferta do serviço ainda dependerá da adesão de cada banco ao novo serviço.
“A operação será avaliada pelos bancos e por parte do tomador, a fim de prevenir o superendividamento”, declarou a instituição por meio de nota oficial.
O empréstimo consignado do INSS é um crédito aos segurados que terá desconto diretamente na folha de pagamento de cada cidadão. Desde o mês de agosto, os beneficiários do instituto podiam comprometer 35% da quantia de seu benefício com empréstimo pessoal e outros 5% com gastos do cartão de crédito.
Atualmente, com uma nova atualização, mais 5% entraram na modalidade de crédito, chegando a 45%. Dentre as principais instituições bancárias do país, já se posicionaram sobre a oferta da modalidade o BMG, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta.
Veja também: SAIU a lista de quais bancos vão oferecer o novo cartão consignado
Este já é o segundo aumento da margem consignável do INSS. Isto é, visto que o primeiro aconteceu durante o mês passado, quando a Lei 14.431, elevou de 35% para 45% o valor do desconto na linha de crédito pessoal.
No entanto, diversos especialistas do setor econômico e previdenciário criticaram a nova medida. De acordo com eles, este tipo de serviço pode contribuir para um grande aumento do endividamento da população brasileira, principalmente os mais idosos em situação de vulnerabilidade financeira.
O cartão da modalidade de empréstimo consignado funciona como uma espécie de cartão de crédito. Contudo, este se diferencia por:
Assim, caso o valor da fatura exceda os 5% que é descontado na folha de pagamento do segurado, haverá uma taxa de juros de 3,06% ao mês, de acordo com o índice máximo de juros do INSS para o cartão de crédito consignado.
Além disso, ainda nesta semana, todos os segurados do instituto poderão efetuar a consulta pelo site e aplicativo Meu INSS para saber o valor de sua margem consignável.
É muito importante que, antes de assinar o contrato, o beneficiário se informe bastante e tenha certeza se poderá arcar com o débito. Ademais, o cidadão deverá analisar se a oferta, de fato, valerá a pena para o que necessita.
De acordo com a Febraban, todas as instituições bancárias que ofertarem este tipo de serviço serão monitoradas pela entidade.
Durante o mês de julho, o serviço de Autorregulação para o Consignado identificou 18 novas punições a correspondentes bancários pela presença de irregularidades na oferta de crédito.
Assim, até o presente momento, são cerca de 440 advertências e outras 497 suspensões temporárias a diversos correspondentes. Deste número, 40 empresas foram punidas permanentemente, portanto, não poderão mais atuar no nome dos bancos.
Veja também: Segurados podem receber auxílio de R$ 4,5 MIL
O serviço de Autorregulação se trata de um conjunto de normas que buscam a transparência, combate ao assédio comercial e também a qualificação de correspondentes com a Febraban e Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
Poderá utilizar o serviço aquele que é:
Assim, a fim de efetuar a solicitação da modalidade, o beneficiário deverá seguir as seguintes etapas:
Para a adesão da modalidade, sempre é necessário que o beneficiário informe seu número de CPF. Já para aqueles que possuam representante legal ou procurador, será necessário que apresente a seguinte documentação:
O tempo médio de resposta do INSS é de cerca de 30 dias. Então, para acompanhar sua solicitação, o beneficiário poderá acessar o aplicativo Meu INSS, que conta com todas as informações sobre o andamento do processo.
Após a liberação da modalidade de crédito, o Banco Central se posicionou listando uma série de recomendações que os segurados devem seguir, se possuem a intenção de aderir ao financiamento.
Confira, a seguir, as instruções da instituição:
Veja também: O seu pedido foi negado pelo sistema? Confira o que fazer
Assim, tomando estes cuidados, será possível que o cidadão tenha acesso ao serviço de forma mais segura.