INSS alterou regra de prorrogação do auxílio-doença; confira - Notícias Concursos

INSS alterou regra de prorrogação do auxílio-doença; confira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma mudança significativa na sua política de prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária, conhecido também como auxílio-doença. Esta mudança entrará em vigor por seis meses, até abril de 2024.

Novas Condições para o Benefício

A nova regra, divulgada em uma portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social, afirma que o segurado que estiver afastado do trabalho e recebendo o auxílio poderá ter sua prorrogação automática do benefício quantas vezes for necessário, sem a necessidade de passar por perícia médica.

Esta alteração modifica uma instrução normativa de março de 2022, que manteve uma norma adotada durante a pandemia de Covid-19, quando a emergência na saúde levou o instituto a fechar várias agências da Previdência Social.

Procedimento para Prorrogação

Para obter a prorrogação, o trabalhador afastado deve fazer o pedido ao INSS nos 15 dias que antecedem a data prevista para a alta médica. A prorrogação automática terá a duração de 30 dias e, caso o segurado permaneça doente, deverá fazer um novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e volte ao trabalho.

Sistema em Ajuste

O INSS e a Dataprev estão fazendo os ajustes necessários para implementar essas alterações no sistema do Meu INSS. Por enquanto, não é necessário apresentar um novo atestado médico. Basta fazer a solicitação da prorrogação pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou por meio da Central Telefônica 135.

Monitoramento de Fraudes

O INSS informou que está monitorando de perto a fila do auxílio para evitar possíveis fraudes. Até fevereiro, haverá implementação de medidas para evitar fraudes, incluindo a apresentação de atestado para prorrogação do benefício.

“Hoje, o segurado pede duas vezes sem perícia e, depois, marca perícia para 11 meses e fica sem apresentar nada e nem voltar.”

Críticas à Medida

Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), criticou a medida. Ele acredita que a intenção do governo de acabar com a fila tem levado à concessão de auxílios sem a necessidade de passar por perícia por longo período.

“Hoje, o cidadão pode apresentar um atestado médico sem ter que comprovar incapacidade, apenas dizendo doença e CID, e com prazo indeterminado. A análise documental impede o perito de fazer julgamento de valor daquele atestado. Ele só vê se é verossímel, se é um atestado que está dizendo bobagem”.

Opinião Favorável

Por outro lado, a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), vê a medida com bons olhos. Para ela, é necessário tomar alguma atitude diante do problema social que é a fila de espera pelas perícias.

“Acho que é ótima a medida diante do caos que está o tempo de espera pelas perícias em algumas localidades”

Resposta do INSS

Em resposta às críticas, o INSS afirmou que a diminuição da fila não é uma questão política, e sim uma necessidade humanitária.

“É desumano estar doente, sem pagamento, com despesas diárias que não param, somado aos gastos com remédio e tratamento, e não ter seu auxílio-doença concedido por falta de perícia médica”

Regras para Solicitar o Auxílio-Doença

  1. Ter qualidade de segurado
  2. Ter no mínimo de 12 contribuições previdenciárias realizadas antes do mês do afastamento
  3. Atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias

No caso de doenças graves ou acidentes, a exigência de carência não é aplicada, mas é necessário que o trabalhador tenha qualidade de segurado.

Desta forma, o INSS busca equilibrar a necessidade de evitar fraudes e agilizar o processo de concessão dos benefícios, garantindo assim que os segurados recebam o auxílio-doença de forma justa e eficiente.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

1 comentário
  1. Clecia Santos sales Diz

    Foi aprovado meu prosseço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?