A previdência social já começou a efetuar os pagamentos do 13º salário para os aposentados e pensionistas. O repasse do salário extra sempre ocorre entre os meses de agosto e novembro de cada ano. No entanto, o presidente Lula anunciou a antecipação dos pagamentos para os beneficiários do INSS este ano.
Nesse sentido, a previdência já iniciou os depósitos nesta quinta-feira. A seguir, confira mais informações sobre o assunto e veja o calendário de pagamentos do abono do INSS.
O pagamento do 13º salário do INSS já está sendo repassado junto com o salário mensal. Os beneficiários que recebem até um salário mínimo e possuem o NIS (Número de Identificação Social) com final 1 são os primeiros a receber.
Ademais, a partir do da 1º de junho, quem recebe mais de um salário mínimo também já poderá ter acesso ao abono. A expectativa é de que, até o dia 7 de junho, todos os pagamentos já tenham sido realizados.
Para saber o dia exato do pagamento é necessário conferir o número do NIS do beneficiário. O número segue um padrão de 10 dígitos e para saber a data do pagamento basta observar o último número antes do traço.
Assim, confira o novo calendário de pagamentos do 13º salário do INSS para os segurados da previdência social.
O INSS realiza o pagamento do 13º salário respeitando o calendário de pagamentos oficial. Além disso, o depósito ocorre na mesma conta em que o beneficiário costuma receber o seu pagamento mensal.
Dessa forma, para receber o abono, o beneficiário pode realizar o saque com o mesmo cartão do seu benefício. Ademais, ele também pode movimentar a quantia disponível por meio do Internet Banking do seu banco.
É válido lembrar que nem todos os beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário. Isso porque não são todos os benefícios previdenciários que oferecem o pagamento do abono.
Dessa forma, confira os benefícios do INSS que oferecem o direito ao 13º salário:
Por fim, vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não oferece direito ao 13º do INSS. Isso porque, apesar de ser pago pela previdência, se trata de um benefício assistencial, e não previdenciário.
Consultar o seu benefício do INSS é muito simples e você só irá precisar do seu aparelho celular. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS e seguir o passo a passo:
Além disso, também é possível fazer o mesmo processo através do site Meu INSS, via web. Para isso, basta seguir o mesmo passo a passo citado acima.