Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão realizar o saque do 13º salário neste mês. O Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do benefício extra novamente, a fim de impulsionar a economia do país.
Como de costume, o 13º salário será distribuído em duas parcelas. Cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas terão os valores entre os meses de abril e maio. A expectativa é que R$ 56 bilhões sejam liberados com os novos pagamentos.
De acordo com a portaria que estabeleceu os novos pagamentos, a primeira parcela do 13º salário será paga abril e corresponderá a 50% do valor do benefício recebido pelo segurado.
A segunda parcela, que será paga a partir do mês de maio, corresponderá aos 50% restantes do valor da mensalidade. Porém, os valores podem ter descontos, caso o segurado seja declarante do Imposto de Renda.
O benefício extra será repassado aos segurados que recebem os seguintes benefícios:
Vale ressaltar que os beneficiários de programas assistenciais, como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), não possuem direito ao 13º salário.
De acordo com o calendário de pagamentos da antecipação do 13º salário do INSS, o benefício será pago em duas parcelas, e também será separado entre os segurados que recebem até um salário mínimo e os beneficiários que ganham acima do piso nacional. Confira as datas conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Calendário da PRIMEIRA PARCELA para quem ganha um salário mínimo
Calendário da PRIMEIRA PARCELA para quem ganha acima de um salário
Calendário da SEGUNDA PARCELA para quem ganha um salário mínimo
Calendário da SEGUNDA PARCELA para quem ganha acima de um salário