Economia

INSS: 13º para quem recebe mais de um salário mínimo começa a ser pago

O 13º salário é um benefício concedido pela Previdência Social, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especificamente, aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O abono foi antecipado sob justificativa de crise sanitária e econômica devido a Covid-19. O pagamento da primeira parcela correspondendo a 50% do benefício está em andamento. A partir desta terça-feira (01), os segurados que recebem mais que um salário mínimo devem ter o benefício do 13º depositado.

Antecipação do benefício

Normalmente, o abono costuma ser pago no segundo semestre do ano. No entanto,  em 2021 foi antecipado com o objetivo de minimizar os riscos diante a exposição ao vírus, considerando que os segurados então na categoria de propensos.

Caso você seja um segura do INSS e queira saber mais sobre esse benefício, acesse a plataforma “Meu INSS”, insira seus dados pessoais e tire suas dúvidas.

Distribuição

Os beneficiários que recebem mais que o valor que um salário mínimo, começam a receber a primeira parcela hoje, 01. Confira o calendário abaixo:

  • Final de benefício 1 e 6: recebem dia 1º de junho;
  • Final de benefício 2 e 7: recebem dia 2 de junho;
  • Final de benefício 3 e 8: recebem dia 4 de junho;
  • Final de benefício 4 e 9: recebem dia 7 de junho;
  • Final de benefício 5 e 0: recebem dia 8 de junho;

Outros beneficiários

Além do pagamento do 13º salário aos segurados que recebem mais que um salário mínimo, o INSS está liberando hoje, a primeira parcela do abono para aqueles que recebem um piso nacional e que tem o final do número do benefício terminado em 6.

Em relação a este calendário, confira as próximas datas de pagamento:

  • Final de benefício 7: recebem na quarta-feira, dia 2;
  • Final de benefício 8: recebem na sexta-feira, dia 4;
  • Final de benefício 9: recebem na segunda, dia 7;
  • Final de benefício 0: recebem na terça, dia 8;

Segunda parcela

No que se refere a segunda parcela do 13º salário, o valor disponibilizado conferente a 50%, e pode ter descontos relacionados a taxas do Imposto de Renda, caso o beneficiário receba um valor superior.

Além disso, o pagamento da segunda parcela está previsto para começar no dia 24 de junho para quem recebe um salário mínimo. Os demais, começam a receber no dia 1º de julho.

Veja também: Nova projeção de salário mínimo vai mudar PIS/PASEP, INSS e seguro-desemprego