O período de inscrição para o primeiro processo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023 será aberto na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro. O SiSU é um programa promovido pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior.
Conforme o cronograma, os estudantes interessados em participar do SiSU 2023/1 deverão acessar o Portal Acesso Único do MEC até o dia 24 de fevereiro para realizar a inscrição.
O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.
A seleção de estudantes nos três programas é feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação, Camilo Santana, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais”.
Para os dois processos seletivos do SiSU 2023 somente serão aceitas as notas da última edição do exame, o Enem 2022. Portanto, só os estudantes que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a nota da prova de redação poderão realizar a inscrição no SiSU 2023/1. De acordo com as regras do MEC, estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiros” não poderão participar.
Oferta de 226 mil vagas
De acordo com o MEC, nesta edição, o SiSU conta com a oferta de mais de 226 mil vagas. Os dados da pasta indicam ainda que as oportunidades são para 6.402 cursos de graduação de 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais.
De acordo com o cronograma do SiSU 2023/1, a publicação do resultado, que é feito em uma chamada única, está prevista para o dia 28 de fevereiro.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp e UFSCar publicam 1ª chamada do Vestibular Indígena 2023; saiba mais.