Se você busca entrar na carreira de segurança pública, esta pode ser a sua chance. Mais um concurso Guarda saiu oficialmente.
Há chances imediatas e formação de cadastro. Confira.
A Prefeitura de Cristalina, no estado de Goiás (GO), está com inscrições abertas para o tão aguardado concurso público destinado à Guarda Municipal. Com a oferta de 25 vagas imediatas e a possibilidade de cadastro reserva para mais 50 candidatos, esta é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar na carreira pública e contribuir para a segurança da comunidade.
Para concorrer às vagas, é necessário possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”. O salário inicial oferecido para a função de Guarda Civil Municipal – Classe III é de R$ 2.731,28, acrescido de adicionais, proporcionando uma remuneração atrativa para os aprovados.
A seleção dos candidatos para do concurso Guarda será realizada por meio de um processo criterioso, composto por diversas etapas que visam avaliar diferentes aspectos das habilidades e aptidões dos concorrentes. Abaixo estão detalhadas as etapas do processo de avaliação:
Essa fase, de caráter eliminatório e classificatório, será conduzida pelo Instituto Ibest. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, que avaliarão o conhecimento teórico dos participantes, bem como a uma prova discursiva, na qual serão testadas suas habilidades de escrita e argumentação.
O teste de aptidão física, de caráter eliminatório, tem o Instituto Ibest como organizador. Nesta etapa, os candidatos terão suas capacidades físicas avaliadas, garantindo que possuam as condições necessárias para desempenhar as atividades exigidas pela função de Guarda Municipal.
A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será conduzida pelo Instituto Ibest. Nesta fase, os candidatos serão submetidos a testes e entrevistas psicológicas, visando avaliar sua estabilidade emocional, perfil comportamental e adequação para o exercício da função de Guarda Municipal.
Por fim, a avaliação médica, de caráter eliminatório, será responsabilidade do Instituto Ibest. Os candidatos passarão por exames médicos e avaliações clínicas para garantir que estejam em boas condições de saúde física e mental para desempenhar as atribuições do cargo de Guarda Municipal.
A etapa da prova objetiva do concurso da Guarda Municipal de Cristalina está agendada para o dia 19 de maio, com duração total de 4 horas. Esta fase consistirá em 50 questões de múltipla escolha, abrangendo diversos temas relevantes para a função de guarda municipal.
Após a realização da prova objetiva, os candidatos serão submetidos à prova discursiva, que terá um peso significativo na avaliação. Nesta etapa, os participantes deverão redigir um texto dissertativo, com um mínimo de 20 linhas e um máximo de 30 linhas, abordando temas relacionados a atualidades.
Confira mais sobre o concurso.
A correção da prova discursiva seguirá critérios específicos, visando uma análise criteriosa do conteúdo e da forma do texto produzido pelos candidatos. Os critérios de avaliação incluem:
a) Apresentação e Estrutura Textuais e Desenvolvimento do Tema, com pontuação máxima limitada a 9,00 pontos;
b) Aspectos Linguísticos, como grafia, morfossintaxe, pontuação e vocabulário, com pontuação máxima limitada a 1,00 ponto;
c) Serão desconsiderados textos escritos fora do local apropriado ou que ultrapassem o limite de 30 linhas;
d) A nota final na prova discursiva será calculada somando-se a pontuação obtida nos critérios anteriores;
e) Em casos de fuga ao tema, identificação do candidato, textos com menos de 20 linhas ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero;
f) Será eliminado o candidato que não alcançar a nota mínima de 600 pontos na prova discursiva.
O TAF do concurso Guarda vai acontecer aplicando os seguintes exercícios:
Os interessados poderão se inscrever pelo Instituto Ibest, portal da banca. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 07 de abril, no valor de R$ 110,00. Já as provas serão aplicadas em 19 de maio.