O Instituto Nacional de Meteorologia, também conhecido por Inmet emite alertas a respeito das intensas e fortes chuvas que estão próximas a atingir o Sul do Brasil. Por isso, veja abaixo todas as informações a respeito dessas chuvas intensas e, também, o alerta geral em algumas cidades do sul do Brasil.
O clima em algumas cidades do sul do Brasil é predominantemente subtropical. Desse modo, a sua maior característica é a intensa variação de temperatura. Por essa razão, é comum identificar baixas de temperatura ao longo do inverno, tornando a região mais fria.
Em algumas regiões, pode acontecer o aparecimento de geadas. Assim como, em locais onde o frio torna-se extremo, pode ocorrer o aparecimento de neve, como em 2022, no início da primavera.
Os verões na região sul do Brasil são considerados quentes, proporcionais ao inverno, que são os mais frios de todo o país.
Dessa maneira, é possível encontrar oscilações constantes, ao longo do ano, mas com uma média de temperatura cerca de 18 °C.
O Inmet foi implementado em 1909 com a ideia de promover informações a respeito sobre o clima em inúmeras regiões. Porém, o que ele tem a oferecer para a sociedade não para nesse aspecto.
Na verdade, o Instituto realiza uma análise que verifica as possibilidades de desastres naturais e outras situações que podem afetar diretamente a população brasileira.
Sendo assim, ele possui um sistema de descrição que utiliza cores a respeito do tipo na situação. Por exemplo, se ela está em verde, não há nada previsto e a meteorologia está favorável para aquela localidade.
No entanto, caso ela esteja em laranja ou vermelho, existe uma situação de perigo. Assim, por vezes é necessária a medida emergencial para a região.
Chuvas muito fortes em todo o Brasil tem sido muito comum no ano vigente. Como dito anteriormente, o responsável pela fiscalização de como a temperatura e as precipitações da chuva estão sendo esperadas é o Inmet.
A fim de promover melhor auxílio para sanar dúvidas a respeito dos alertas, entenda um pouco mais sobre eles a seguir.
Exemplificando, quando falamos de trânsito, ao passo que o semáforo para os carros ou para os pedestres está verde, significa que é permitida a passagem. Do mesmo modo acontece com o alerta verde da meteorologia, significando que está um clima agradável e sem risco de chuvas.
A situação muda quando há incidência de alertas na cor amarela e laranja, os quais podem ser visualizadas nesta semana em grande parte no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. Logo, isso significa que existe um potencial perigo de fortes chuvas.
Elas podem atingir as regiões de Blumenau, Florianópolis, em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Joinville e outras localidades. Portanto, se você é dessa região, tome cuidado nos próximos dias.
É importante ressaltar, que apesar do alerta ser amarelo, isso não implica em uma progressão repentina, passando para laranja e assim sucessivamente. Por isso, deve-se estar ainda mais atento a novas informações e atualizações a respeito da meteorologia.
Além de obter informações valiosas por aqui, existe a possibilidade de visualizar no próprio site do Inmet todas as atualizações referentes ao clima. Ao realizar o acesso, é possível pesquisar sobre a sua região que deseja obter notícias.
Outra maneira, é visualizar o clima através de telejornais e também pelos seus aparelhos que utilizam o sistema operacional Android ou também IOS e estão conectados à internet. Com eles, é possível visualizar com mais exatidão o horário das possíveis chuvas e a chance delas acontecerem no dia.
Além disso, saiba a temperatura mínima e máxima dos próximos dias, assim como, a umidade do ar, sensação térmica e até mesmo quando o sol nasce e se põe.
Mediante essas informações acima é de fácil compreensão ter ciência das regiões que correm o risco de serem afetadas com chuvas fortes. Sendo você de uma dessas localidades, tome cuidado para não ser pego de surpresa e evite locais que possam vir a alagar.
Por fim, esteja atento às mudanças repentinas e principalmente às meteorologias que informam e te deixam a par de todas as alterações relacionadas ao clima não só na sua região, como também no Brasil.