Uma denúncia anônima de invasão de escorpiões na agência do Banco Mercantil do Brasil em Carapicuíba, no estado de São Paulo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região fez uma visita ao local e verificou o problema.
Após a vistoria, o Sindicato cobrou providências da instituição financeira. Além disso, a orientação foi que o banco procurasse a Zoonoses da Prefeitura de Carapicuíba. De acordo com os técnicos da Zoonoses que fizeram uma vistoria recente na agência, o grande número de baratas no local é o maior motivo por atrair os escorpiões ao local.
Além disso, os profissionais afirmaram que devido ao fato da agência estar localizada próximo a bueiros e ter chovido muito no local, a propagação de insetos aumentou bastante.
“Diante disso, nós cobramos do banco que fizesse dedetizações constantes na unidade e também pequenas obras para fechar frestas por onde os escorpiões acessam o local. Os representantes do Mercantil se comprometeram a fazer isso, e nós do Sindicato vamos acompanhar de perto as medidas”, afirmou o dirigente Wellington Prado, da Regional Osasco do Sindicato.
Com relação as denúncias, o dirigente afirmou que é essencial para o trabalho do sindicato.
“O Sindicato estará sempre presente e atuante na defesa dos trabalhadores, mas para que isso é preciso que os bancários procurem sempre a entidade diante de qualquer problema, dúvida ou reclamação. Essa proximidade é essencial para que a gente possa garantir o respeito aos direitos da categoria e melhores condições de trabalho.”
A empresa Pan Produtos Alimentícios solicitou ao Tribunal de Justiça de São Paulo, na última semana, uma troca da recuperação judicial pela falência. De acordo com informações oficiais, a empresa estava nesse processo desde 2021, com a dívida acumulada em R$ 260 milhões.
Até o momento, cerca de 50 funcionários continuam empregados na empresa, no entanto, por tempo determinado.
No documento do solicitação, a Pan ressalta a insuficiência em seu caixa, bem como a impossibilidade de regularizar as dívidas. Ademais, consta no documento que a empresa não paga os impostos há mais de 20 anos. A maior parte das dívidas tributárias são de muitos anos atrás, sem indícios de quitação. Portanto, com o atual pedido, a empresa pode declarar oficialmente a sua falência em poucos dias.