O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira, dia 26 de maio, o edital referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) apresenta as principais datas do exame.
O Enade consiste em um exame avaliativo que tem como objetivo mensurar a qualidade dos cursos de graduação no país. Desse modo, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
De acordo com o cronograma, o Inep abrirá o período de inscrição para o Enade 2023 no dia 27 de junho. É de responsabilidade dos coordenadores dos cursos inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados. O prazo para a inscrição dos estudantes será encerrado em 31 de agosto de 2023.
O exame é obrigatório para todos os estudantes que estão concluindo os cursos de graduação em áreas específicas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) no ciclo avaliativo. A cada ciclo, a pasta varia os cursos avaliados.
Nesse sentido, poderão participar do Enade 2023 os concluintes dos cursos de graduação participantes que tenham integralizado pelo menos 80% da carga horária do curso ou os que devem concluir o curso até julho de 2024.
Os estudantes ingressantes inscritos ficarão dispensados da participação no Enade 2023, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.
Ainda de acordo com o edital, neste ano o MEC vai avaliar os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:
Conforme o cronograma, a aplicação das provas do Enade 2023 está marcada para o dia 26 de novembro de 2023 e seguirá o horário oficial de Brasília (DF). A aplicação acontecerá em todo o país. Os inscritos poderão consultar o local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante.
O edital estabelece ainda que a abertura dos portões está marcada para as 12h, com fechamento às 13h, impreterivelmente. O início da aplicação das provas está marcado para as 13h30, com término às 17h30.
A publicação do gabarito está prevista para o dia 8 de dezembro, enquanto a divulgação dos resultados deve ser feita em 10 de setembro de 2024. Os estudantes inscritos no Enade que não comparecerem no dia das provas são impedidos de colar grau.
O objetivo do Enade é de medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso de graduação.
Nesse sentido, o Inep, que é responsável por realizar o exame, avalia os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Além da prova presencial, o Enade conta também com uma etapa de preenchimento do Questionário do Estudante. Os inscritos devem responder ao formulário antes da prova para ter acesso aos locais de prova e indicar a eventual necessidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, no Sistema Enade.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também PUC-Minas receberá as inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 até o dia 31 de maio; saiba mais.