Um líder que busca incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa ajuda a oferecer um ambiente de trabalho mais agradável e respeitoso para todos. Porém, nem todo mundo sabe o que pode ser feito para ter esse tipo de resultado. Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas interessantes sobre essa temática. Acompanhe.
Existem diferentes formas de incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. A seguir, descrevemos algumas ideias que você pode usar como inspiração na hora de promover esse tipo de efeito no dia a dia dos colaboradores. Acompanhe-nos.
O ambiente de trabalho ajuda a manter a saúde mental na empresa, você sabia? Afinal, quando o ambiente contribui para o bem-estar e para a qualidade de vida, as pessoas podem se sentir mais confortáveis e felizes, o que faz bem à saúde mental.
Por conta disso, considere a possibilidade de preparar um ambiente que contemple fatores como:
Se houver a possibilidade, considere fazer parcerias com clínicas de saúde mental, oferecendo descontos nos atendimentos para os seus funcionários. Assim, torna-se mais acessível a busca por atendimento especializado, mesmo em casos nos quais haja a ausência de patologia. Isto é, você pode fomentar a ideia de que os colaboradores podem usufruir do desconto sem precisar ter algum diagnóstico de saúde mental para adquirir benefícios.
Afinal, os cuidados com a mente e com a saúde não devem ser colocados em prática apenas quando existe um problema grave para ser resolvido.
As campanhas de conscientização, com cartazes, e-mails informativos, panfletos e outras formas de comunicação, também ajudam a incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. Nessas campanhas, traga informações sobre hábitos que contribuem para a qualidade de vida e para a saúde mental, bem como esclareça dúvidas e tabus acerca dos transtornos mentais, por exemplo.
Você pode investir em campanhas periódicas, mas sempre trazendo informações novas e interessantes, que instiguem a curiosidade dos colaboradores. Ajude-os a aprender mais sobre a própria saúde.
As palestras e rodas de conversa feitas por profissionais da saúde mental também podem ser uma boa ideia. Dessa maneira, é possível selecionar diversos temas diferentes para serem tratados em encontros com os colaboradores. Assim, eles poderão aprender mais sobre os cuidados com a saúde mental e, ao mesmo tempo, tirar dúvidas e quebrar esteriótipos que possam estar enraizados na sociedade.
Com essas ações, você certamente começará a incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. Experimente as nossas dicas e até mais! 🙂