Faltam menos de 48 horas para o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda. Conforme as informações oficiais, os cidadãos que ainda não enviaram a documentação precisam se apressar para realizar o envio até às 23h59 desta terça-feira (31). Quem não realizar o ato, poderá ter que pagar uma multa.
De acordo com informações da própria Receita Federal, pouco mais de 5 milhões de brasileiros, obrigados a enviar a declaração, ainda não realizaram o processo. Os números preocupam, pois há um temor de que boa parte destas pessoas deixem para enviar as documentações todas de uma só vez, o que pode causar congestionamentos.
Para quem pretende enviar os documentos nestas horas finais, uma dica importante é optar pela declaração pré-preenchida. A opção existe desde o início do processo de envio e serve apenas para os usuários que já enviaram os documentos em anos anteriores. Assim, o cidadão perde menos tempo para preencher as informações.
De acordo com a Receita Federal, você baixa a declaração pré-preenchida já com todos os dados registrados em anos anteriores. Dessa forma, o cidadão apenas precisa se preocupar em alterar as informações que não são as mesmas neste momento. Assim, ele perderá menos tempo para realizar o envio.
O cidadão que não enviar a declaração do Imposto de Renda até o final do prazo, terá que pagar uma multa que pode chegar a até 20% do valor do imposto devido para a Receita Federal. Em caso de não pagamento, ele se torna inadimplente aos olhos do Governo Federal. Cidadãos que não tem obrigação de declarar, também podem realizar o envio.
A semana que começa nesta segunda-feira (30) promete ser agitada na Receita Federal. Afinal de contas, além do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, também haverá a primeira liberação da restituição.
Já nesta terça-feira (31), a Receita libera o primeiro lote para alguns grupos que possuem prioridade no recebimento. Idosos e profissionais que ganham dinheiro com o magistério são os primeiros a receber.
Além deste lote inicial, a Receita Federal deverá liberar outros quatro. Veja abaixo:
De acordo com a Receita Federal, os cidadãos que declararam o imposto de renda mais cedo terão mais chances de receber a restituição logo nos primeiros lotes. Do mesmo modo, quem deixou para declarar mais tarde, ficará para as últimas datas.
Ainda não é possível saber em qual lote cada um dos segurados poderá ficar. De todo modo, a Receita Federal liberará a consulta a cada uma das liberações às vésperas das datas de cada pagamento.
O ano de 2022 foi atípico para o processo de declaração do Imposto de Renda. Por causa da pandemia do coronavírus, a Receita Federal adiou o prazo final para entrega dos documentos que são exigidos todos os anos.
Inicialmente, o plano era receber as declarações apenas até o último dia 29 de abril. No entanto, diante da pressão de vários setores da sociedade civil, eles decidiram adiar a data final para esta terça-feira (31). Não há previsão de novos adiamentos.