A Receita Federal deposita nesta sexta-feira (31) mais um lote residual de restituições do Imposto de Renda. Desta vez, os pagamentos são referentes ao mês de março de 2023. A expectativa é de que algo em torno de R$ 300 milhões estejam sendo liberados. Destes, cerca de R$ 196,6 milhões devem ser pagos para os chamados contribuintes preferenciais.
A nova rodada de restituição não tem relação com o atual processo de declaração do Imposto de Renda deste ano de 2023. Agora, a Receita Federal está fazendo os pagamentos para as pessoas que acabaram caindo na malha fina em anos anteriores, regularizaram as suas situações e agora podem receber as suas restituições normalmente.
Também entram nesta nova fase as pessoas que não estavam na malha fina, mas que declararam o Imposto de Renda do ano passado depois do final do prazo exigido. A Receita afirma que está realizando pagamentos para 94.864 cidadãos, entre prioritários e também os não prioritários.
Segundo as informações oficiais, poderão receber a restituição hoje:
Não é necessário sair de casa para saber se você está entre as pessoas que podem receber o lote residual da restituição do Imposto de Renda hoje. Através do site oficial da Receita Federal, é possível realizar a verificação.
Siga os passos:
Pronto. Bastam os três passos acima para que o cidadão verifique se há alguma restituição em seu nome disponível para a data de hoje. A consulta, aliás, também pode ser feita através do aplicativo oficial da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Em todos os casos, é necessário informar dados pessoais como CPF, data de nascimento e o ano da declaração. Desta forma, é importante que o cidadão se certifique de que está acessando o site ou aplicativo oficial da Receita Federal antes de inserir as suas informações.
Segundo a Receita Federal, o pagamento desta nova rodada da restituição deverá acontecer na mesma conta que o cidadão informou no momento da sua declaração.
Também é possível que ele receba o dinheiro através do sistema do Pix, por meio da chave que ele pode possivelmente ter informado no momento da mesma declaração. Importante lembrar que o valor depositado será corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.
A Receita informa que se, por qualquer motivo, o dinheiro não for usado, os valores deverão ficar disponíveis para resgate por um período de até um ano em uma conta do Banco do Brasil.
Neste caso, o resgate poderá ser solicitado através do site oficial da instituição financeira, ou ainda pelos seguintes telefones.
Se o cidadão não resgatar o dinheiro em um período de um ano no site do Banco do Brasil, terá que solicitar a retirada no sistema da Receita Federal depois.