Menos de uma semana depois do início do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda, mais de 5 milhões de brasileiros já fizeram os seus envios. O número foi oficialmente alcançado na tarde desta quinta-feira (21). A Informação foi confirmada pela Receita Federal.
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda foi iniciado no último dia 15 de março, e deve seguir até o dia 31 de maio. Trata-se basicamente do mesmo prazo registrado no ano passado, e que deve passar a ser fixo, ou seja, essas mesmas datas serão usadas nos anos seguintes.
Quem não enviar a declaração do Imposto de Renda até o próximo dia 31 de maio, terá que pagar uma multa mínima no valor de R$ 165,74. Mas este valor pode ser maior, e pode chegar até a 20% do imposto devido. Há ainda outras punições possíveis como negativação do CPF e até mesmo prisão para os casos mais graves.
Ao todo, a Receita Federal espera receber algo em torno de 43 milhões de declarações do Imposto de Renda neste ano de 2024. Caso o número se confirme, seria um recorde. Para efeito de comparação, no ano passado, cerca de 41 milhões de brasileiros enviaram as suas declarações.
Ainda tomando como base as informações divulgadas pela Receita Federal, cerca de 84,9% das 5 milhões de declarações enviadas, terão direito a uma restituição. Outras 8,5% terão que pagar imposto e 6,6% nem pagarão e nem ganharão nada da Receita.
Como dito, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda vai se estender até o dia 31 de maio. Mas a dica geral é não deixar para declarar o saldo na última hora. O cidadão que declara o valor nas primeiras datas pode ganhar uma série de vantagens, como receber a restituição mais cedo, por exemplo.
As datas para a restituição do Imposto de Renda deste ano já foram divulgadas:
Até aqui, os estados que mais declararam o Imposto de Renda foram:
Na outra ponta está Roraima, o estado que menos enviou declarações do Imposto de Renda até agora: 13.452.
Tomando como base os dados da própria Receita Federal, listamos abaixo as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda neste ano de 2024. Em resumo, precisa declarar o cidadão que: