Que estamos em pleno período de envio de declaração do Imposto de Renda 2024, quase todo mundo sabe. No entanto, com algumas dicas importantes, é possível ter conhecimento de como é possível aumentar o valor da restituição.
Quer conferir? É só continuar a leitura.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer como funciona a restituição. A saber, se, ao preencher a sua declaração do Imposto de Renda (IR), o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.
Ainda mais, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Contudo, uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.
É possível consultar se você tem valores a receber do Imposto de Renda 2024 através do site da Receita Federal ou aplicativo.
Aliás, os 5 lotes deste ano já estão confirmados para as seguintes datas:
Confira algumas dicas que podem fazer a diferença.
Assim, é possível declarar despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, e aumentar a restituição do Imposto de Renda.
Contribuintes que possuem valores associados à Previdência Privada, podem garantir uma redução do tributo anual em até 12% da base de cálculo do IR.
Contribuições para fundos públicos no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou no Estatuto do Idoso, e para projetos listados nas leis de incentivo à cultura e ao esporte, podem ser deduzidas em até 6% da base do Imposto de Renda.
Filhos de 21 anos (ou até 24, caso estejam matriculados em curso de ensino superior ou técnico) ou cônjuges, poder ser listados na declaração e conferir um abatimento de R$ 2.275,08.
Por fim, quando concluir a sua declaração do Imposto de Renda 2024, o sistema exibe uma previsão do valor da restituição. Caso haja valor a restituir, selecione a que apresente maior quantia: Deduções Legais ou Imposto Simplificado.
Em conclusão, providencie tudo com calma, mas não deixe para a última hora! A saber, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda, iniciado em 15 de março, segue até o dia 31 de maio.