A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (27), regras, novidades e quem deve declarar o Imposto de Renda 2023, ano-base 2022. Neste ano, melhorias na declaração pré-preenchida serão disponibilizadas desde a abertura do prazo. A entrega do Imposto de Renda (IR) começa no dia 15 de março e se entende até o dia 31 de maio.
Segundo a Receita Federal, o programa de declaração do Imposto de Renda será liberado para “download” no dia 15 de março, quando começa o prazo de entrega do documento.
A celeridade na entrega da declaração é fundamental para quem busca receber as restituições do IR mais rápido. Em 2023, os lotes serão pagos a partir de 31 de maio.
Via de regra, os primeiros lotes são formados por contribuintes com preferência no recebimento dos valores. São eles:
Em 2023, a Receita Federal informou que irá permitir que desde o dia 15 de março (abertura do prazo da declaração do Imposto de Renda 2023), todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.
Na opinião do o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida propicia menos erros e maior comodidade ao contribuinte.
“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegará à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados”, acrescentou o supervisor do IR.