Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal paga o 4º e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2020. Serão pagos um total de R$ 5,7 bilhões para 4,5 milhões de brasileiros. O valor representa um recorde, repetindo o número do segundo e terceiro lotes de restituição deste ano.
Do total, R$ 249 milhões serão pagos para contribuintes que possuem prioridade legal. Ou seja, esse valor será pago para contribuintes como idosos ou que têm alguma deficiência física ou mental, por exemplo,além dos que a maior fonte de renda é o magistério.
Além desses, terão direito ao 4º lote de restituição do IR outros 4,4 milhões de contribuintes não prioritários. Esse grupo entregou a declaração do Imposto de Renda 2020 até o dia 19 de junho.
Para verificar se sua declaração foi liberada, o cidadão deve acessar o site oficial da Receita Federal. No serviço e-CAC, o cidadão pode verificar o extrato da declaração e se há inconsistências de dados. A verificação pode ser feita também pelo app oficial disponibilizado pela Receita, que permite a consulta às declarações e situação cadastral do CPF.
No caso de inconsistências de dados, o contribuinte deve avaliá-las e fazer a regularização com uma declaração retificadora.
Em 2020, os lotes de restituição do IR foram reduzidos de sete para cinco. O pagamento foi iniciado antes do prazo final de entrega da declaração. O pagamento do 1º lote ocorreu dia 29 de maio; o prazo final para entrega da declaração foi dia 30 de junho. O prazo final foi diferente dos anos anteriores, pois sofreu prorrogação por causa da pandemia.
O 5º e último lote tem data de pagamento da restituição do Imposto de Renda programada para o dia 30 de setembro.
O valor fica disponível no banco informado na declaração durante um ano. Se não for retirado dentro deste prazo, o pedido pode ser feito online, mediante Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou pelo e-CAC.