O solo orgânico e inorgânico é uma camada que cobre a superfície terrestre. Em síntese, ele acaba sendo formado por material orgânico e inorgânico, por meio de acontecimentos climáticos e biológicos.
Ademais, além de componentes sólidos, o solo também possui materiais líquidos e gasosos, como por exemplo:
Todos eles se relacionam de acordo com a porosidade necessária para a evolução do solo.
Os diferentes tipos de solos poderão ser cobrados em avaliações como o Enem e diversos vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
O solo é uma peça fundamental para a manutenção da vida na terra, ou seja, seres humanos, animais e vegetais dependem dele para sobreviver.
Afinal, todos eles retiram alimentos essenciais para a sua sobrevivência por meio do solo.
Todavia, a poluição do solo por conta da utilização de produtos químicos como fertilizantes e agrotóxicos, assim como o excesso de resíduos sólidos e líquidos na superfície, tem gerado vários problemas ambientais.
Por isso, a fauna e flora do planeta têm sido diretamente afetadas em algumas regiões do globo, assim como diversos ecossistemas.
Em síntese, o solo pode ser dividido em dois tipos: Orgânico e inorgânico, veja as principais características de ambos:
Os solos orgânicos possuem esse nome por conta da presença de matéria orgânica, ou seja, surgem por conta da decomposição de vegetais, animais e outros organismos.
O húmus, por exemplo, é um dos responsáveis pela fertilidade do solo, trata-se de um material orgânico depositado na superfície por meio de condições aeróbicas.
Ou seja, compreende a presença de oxigênio, por exemplo em animais vertebrados e invertebrados.
Em contrapartida, a turfa também é uma matéria orgânica realizada por processos anaeróbios, por conta da ausência de oxigênio, por exemplo, fungos e bactérias.
Trata-se do tipo de solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas e por isso tornou-se um dos principais para a agricultura.
O solo inorgânico forma-se por meio de matéria inorgânica, isto é, os minerais formados principalmente pela desagregação das rochas ao longo dos anos.
Trata-se de elementos de extrema importância para a desintoxicação do solo. Podemos destacar como os principais minerais o calcário, quartzo, mica, argila, entre outros.
Por fim, vale destacar que os materiais orgânicos e inorgânicos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre solos orgânicos e inorgânicos?
Não deixe de ler também – Tipos de agricultura: Entenda como funciona e os impactos ambientais.