Economia

Importante: ALERTA GERAL para os brasileiros com o CPF saiu HOJE (29/03)

O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é um documento de extrema importância para qualquer cidadão. Atualmente, o número de fraudes envolvendo o CPF tem crescido bastante, bem como os golpes ligados ao vazamento de dados pessoais. Por esse motivo, as empresas de comércio eletrônico passaram a investir ainda mais em segurança aos clientes.

Com o avanço da tecnologia, a vulnerabilidade dos dados pessoais também pode aumentar. Por isso, é de extrema importância que os cidadãos estejam atentos a qualquer alteração ou movimentação estranha em seu CPF. Dessa forma, por meio do sistema Registrato, criado pelo Banco Central, os brasileiros podem consultar todas as informações importantes do seu documento.

Registrato é uma plataforma que armazena e permite a consulta de dados financeiros do cidadão, como empréstimos em seu nome, chaves PIX ativas e outras informações. Além disso, o cidadão pode consultar se o seu CPF foi utilizado por terceiros.

A plataforma fornece um histórico bastante detalhado sobre o financeiro do cidadão. Assim, diversas empresas costumam acessar o Registrato em fase de análise, para verificar a situação financeira de algum cliente antes de oferecer cartão de crédito e empréstimos, por exemplo. O acesso ao sistema é permitido apenas a pessoas físicas que possuem conta gov.br nos níveis de segurança ouro ou prata. No entanto, os que não possuem cadastro podem se inscrever de forma fácil e gratuita.

Sistema Registrato do Banco Central

O Banco Central criou o sistema Registrato com a finalidade de possibilitar que o cidadão acompanhe sua vida financeira consultando as seis principais áreas, que são: cheques sem fundo; financiamento e empréstimos; contas e relacionamento; chaves PIX; operações de câmbio e Cadin Federal. De acordo com o BC, esses relatórios são atualizados no dia 20 do mês seguinte à realização de qualquer transação.

Além disso, o sistema oferece uma ferramenta para verificar se seus dados pessoais não estão sendo usados para abrir contas bancárias, solicitar cartões ou executar atividades fraudulentas.

Como consultar o nome no Registrato dos bancos?

O Registrato passou por algumas alterações em fevereiro deste ano, que possibilitaram o acesso do cidadão por meio do site do Governo Federal. No entanto, para isso, é necessário que o cidadão tenha a conta Gov.br ativa.

Passo a passo para abertura da conta gov.br

Os cidadãos que ainda não possuem cadastro, podem abrir a conta gov.br gratuitamente. O cadastro pode ser feito das seguintes formas:

Confira o passo a passo para abrir a conta:

  1. Entre no site ou baixe o aplicativo gov.br;
  2. Na sequência, informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
  4. Feito isto, indique os bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
  5. Informe os dados solicitados pelo sistema e clique em “Confirmar”;
  6. Verifique se as informações foram repassadas corretamente;
  7. Um código será enviado pelo e-mail ou pelo celular. Ao recebe-lo, coloque no lugar indicado;
  8. Em seguida, crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
  9. Por fim, acesse a sua conta com seu login e senha recém-criados.