Precisamos não só reconhecer a importância da escuta ativa no espaço escolar como também devemos colocá-la em prática diariamente. Dessa forma estaremos criando um ambiente educativo muito mais promissor e enriquecedor para as nossas crianças e adolescentes.
Entretanto, se você ainda tem dúvidas sobre o tema e quer saber mais sobre ele, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo!
A importância da escuta ativa no espaço escolar perpassa as relações interpessoais e o ensino-aprendizagem em uma escola. É essa escuta que permite que o professor se mantenha mais próximo dos seus alunos, sempre buscando alinhar a sua didática e metodologia de acordo com a realidade de sua turma.
Por isso, quando pensamos na escuta ativa na escola, devemos ter em mente os seguintes efeitos:
Viu só como a importância da escuta ativa no espaço escolar é bem evidente? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre esse conceito, continue lendo!
A escuta ativa, como o próprio nome já nos propõe, nada mais é do que a habilidade de ouvir o outro atentamente. Ou seja, deixamos de lado outros tipos de estímulos e focamos no que o sujeito tem a nos dizer.
Da mesma maneira, “limpamos a nossa mente”, tirando dela qualquer preconceito ou especulação acerca do que a outra pessoa está falando. Assim, vamos com a mente bem aberta para absorver novas informações e ter mais foco no que está sendo dito.
Logo, passamos a conhecer melhor o outro, pois nos atemos a tudo que ele diz, e não apenas uma parte solta que nos convém. Acima de tudo, podemos ver que a escuta ativa é uma demonstração de respeito!
Procure escutar mais os seus alunos, todos os dias. Pois agora que você já sabe a importância da escuta ativa no espaço escolar, percebe que essa prática pode fazer toda a diferença na vida de uma criança ou adolescente.
Coloque isso em prática e torne-se um profissional mais empático e com relações mais saudáveis. Isso fará toda a diferença na vida dos seus alunos, pode apostar! 😉