O impacto do trabalho na saúde mental de funcionários pode ser bem intenso, tanto no sentido positivo, quanto negativo. Afinal, pare e pense: vivemos grande parte de nossas vidas em função da nossa atividade laboral, certo?
Sendo assim, nada mais justo do que pensar sobre o quanto isso envolve-se com a nossa saúde mental, concorda?
E para lhe ajudar nessas reflexões importantes, fizemos este guia com alguns apontamentos certeiros sobre o assunto. Confira.
Como mencionamos logo acima, o impacto do trabalho na saúde mental de funcionários pode ser bem significativo, tanto para o positivo, quanto para o negativo.
Abaixo listamos alguns desses impactos para que você possa, inclusive, fazer uma autoanálise com relação à sua saúde mental no trabalho:
Um ambiente de trabalho pode proporcionar uma autoestima fortalecida ou abalada, dependendo das circunstâncias. Por exemplo, se os relacionamentos interpessoais são saudáveis, o indivíduo tende a se sentir parte de algo, além de perceber o seu valor. Isso eleva a autoestima.
Em contrapartida, um espaço tóxico, com exclusão e problemas nos relacionamentos, pode gerar uma autoestima baixa, falta de autoconfiança, etc.
Da mesma forma que a autoestima se abala ou se fortalece, o impacto do trabalho na saúde mental de funcionários também ocorre por meio das inseguranças.
Pessoas que têm problemas interpessoais com chefes ou colegas de trabalho podem ter mais insegurança nas mais diversas esferas profissionais.
Outro impacto do trabalho na saúde mental de funcionários é o excesso de atividades. Quem não tem uma rotina de trabalho equilibrada pode desenvolver a temida Síndrome de Burnout. Consequentemente, a exaustão mental e emocional aparece.
Quando construímos bons relacionamentos no nosso trabalho, tendemos a ter uma sensação maior de pertencimento. Isso faz com que a nossa motivação e o bem-estar sejam aflorados.
Seguindo o que mencionamos no tópico acima, o impacto do trabalho na saúde mental de funcionários também se envolve com a motivação e a felicidade.
Um ambiente saudável gera felicidade, e um ambiente tóxico rouba a motivação. Por isso, dizemos que tudo o que acontece no ambiente corporativo pode servir de estopim positivo ou negativo para a saúde mental.
Por fim, não podemos deixar de citar alguns dos problemas clássicos de saúde mental no trabalho: a depressão, a ansiedade e o estresse provocados pelo dia a dia corporativo.
Essas questões são ainda mais emergentes e intensas, tendo em vista que podem “escorregar” para outros campos da vida do indivíduo, e não se restringem apenas ao dia a dia profissional.
Justamente por conta de todos esses fatores que é fundamental que a empresa estimule os cuidados com a saúde mental e ofereça a conscientização quanto a isso, sempre que possível.
Para que assim as pessoas percebam o impacto do trabalho na saúde mental de funcionários e possam, unidas, melhorar o dia a dia dentro das corporações.
Cuide da sua mente!