A imigração italiana foi importante para o nosso país, os primeiros italianos chegaram ao Brasil em meados do século XIX para trabalhar nas lavouras de café e depois na indústria paulista.
Eles desembarcaram no Brasil em meados da década de 1870. Contudo, o maior fluxo de italianos vindo ao país aconteceu entre 1880 e 1910, sobretudo para as regiões Sul e Sudeste.
A imigração italiana tornou-se um marco na história do Brasil, por conta da sua importância no desenvolvimento do país. Desse modo, vale ficar ligado no assunto para as avaliações futuras, como o Enem, acompanhe!
Causas da Imigração Italiana para o Brasil
A maioria dos italianos que migraram para o Brasil, eram financeiramente da classe baixa, sobretudo das áreas rurais do país.
O território brasileiro era enxergado com bons olhos, como uma terra nova, com muitas oportunidades. Além disso, a Itália enfrentava uma crise de emprego gigantesca na segunda metade do século XIX, sobretudo, por conta da industrialização italiana.
Ademais, o crescimento populacional não foi acompanhado pelo crescimento econômico do país e pela geração de novos empregos, fazendo milhares de italianos buscarem melhores oportunidades em novos países.
Vale dizer, que os italianos procuravam um novo lugar, o Brasil necessitava de mão de obra. Desse modo, após o fim da escravidão em 1888, os agricultores optaram pela utilização da mão de obra europeia, ao invés de darem oportunidades aos ex-escravos no mercado.
Além disso, o governo do Brasil fez uma intensa campanha em solo italiano, para atrair imigrantes para o país, para o trabalho na lavoura.
Colônias italianas no Brasil
A maior parte das colônias italianas se concentraram nas regiões sul e sudeste. A saber, São Paulo foi o estado que mais recebeu italianos, que vieram trabalhar nas lavouras de café e nas indústrias da capital paulistana.
A outra região que os italianos habitavam potencialmente foi a Sul, sobretudo na Serra Gaúcha. Muitas colônias foram criadas principalmente nas cidades:
- Bento Gonçalves
- Caxias do Sul
- Garibaldi
Vale dizer, que a mão de obra italiana acabou usada principalmente na produção de vinho, que tornou-se a principal atividade econômica da região.
Empreendedorismo e Cultura Italiana no Brasil
Uma parte da imigração italiana chegou em solo brasileiro com o intuito de abrir pequenas empresas e prosperar no Brasil.
Muitos deles vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil na área agrícola, comércio, prestação de serviços e indústria.
A saber, muitos italianos conseguiram sucesso em território brasileiro como empreendedores, gerando riquezas e gerando diversos empregos.
Um exemplo clássico de empreendedorismo italiano no Brasil, foi a família de Francesco Matarazzo e seus irmãos, que desembarcaram no país em 1881 e construíram um império industrial em São Paulo.
Ademais, a imigração italiana trouxe ao país diversas características culturais incorporadas à cultura brasileira, presentes até os dias de hoje.
Vale destacar que muitas palavras italianas acabaram incorporadas ao vocabulário brasileiro. Além disso, na culinária teve grande influência, sobretudo, nas massas, molhos e pizzas.
Por fim, por serem um povo extremamente religioso a imigração italiana ajudou no fortalecimento do catolicismo no país.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a imigração italiana?
Não deixe de ler também – Imigração Japonesa: O que pode cair no Enem.