O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) divulgou o edital de abertura referente ao Vestibular 2024. O documento apresenta as regras, procedimentos e cronograma da seleção.
Trata-se do principal processo seletivo para o ingresso de novos alunos nos cursos de graduação presenciais ofertado pelo IFPI, uma das mais importantes instituições públicas de ensino superior.
De acordo com o edital do Vestibular 2024, nesta edição o IFPI está ofertando mais de 2 mil vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024.
Desse modo, o processo seletivo é uma ótima oportunidade para os estudantes que tenham concluído ou estejam em vias de concluir o Ensino Médio em 2023 e desejam ingressar em um curso superior. Veja a seguir como se inscrever e quais são as principais datas da seletiva.
Conforme estabelecido no edital, o IFPI receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período do dia 18 de setembro até as 23h59 do dia 22 de outubro (horário de Brasília).
As inscrições serão recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do site de Seleção do IFPI. No momento da inscrição os candidatos deverão informar todos os dados pessoais e de contato e escolher uma opção de curso de graduação.
Além disso, os estudantes deverão indicar se desejam participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até 23 de outubro. De acordo com o edital, o valor da taxa é de R$ 40,00 (quarenta reais).
O edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda. Poderão solicitar o benefício aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Os pedidos de isenção poderão ser feitos no momento da inscrição, entre 18 de setembro e 8 de outubro. O IFPI divulgará o resultado preliminar da isenção em 9 de outubro. Caberá a interposição de recursos até o dia 10 seguinte.
Para fins de classificação dos inscritos, o IFPI aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 26 de novembro, no turno da tarde e com duração de cinco horas.
Os locais de prova serão nas cidades de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São
Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. O candidato fará a prova na cidade do campus para o qual se inscreveu.
Conforme indica o edital, ao todo, os candidatos responderão a 70 questões objetivas e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo sobre as seguintes áreas:
A oferta total do IFPI é de 2.465 vagas para 63 cursos de graduação, na modalidade presencial, para ingresso no 1º semestre letivo do ano de 2024. As oportunidades estão distribuídas entre os 17 campi do Instituto.
Parte das vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há vagas exclusivas para egressos de escolas públicas.
O IFPI deve liberar a consulta ao resultado individual no dia 22 de dezembro, cabendo a interposição de recursos até o dia 23 seguinte. O resultado final do Vestibular IFPI 2024 será publicado a partir do dia 29 de dezembro de 2023. Na mesma data o Instituto convocará os aprovados em 1ª chamada para as matrículas.
Acesse o edital do Vestibular 2024 na íntegra para mais informações.
Leia também Unioeste abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.