O IFMS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, é uma instituição pública criada no ano de 2008 que oferece opções de oportunidades e de cursos em diferentes níveis, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.
Nesta sexta-feira, dia 02 de junho de 2023, o resultado final do Vestibular 2023/2 via ENEM foi divulgado.
Assim, para te ajudar a acessar o resultado e a entender quais são os próximos passos do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2023/2 via ENEM do IFMS. Vamos conferir!
O resultado final da primeira chamada do Vestibular 2023/2 via ENEM foi divulgado pelo IFMS nesta sexta-feira, dia 02 de junho de 2023. A primeira chamada dos aprovados foi liberada na forma de um documento PDF disponibilizado no site da instituição.
A categoria “Apto(a) à matrícula” indica o candidato que foi aprovado no vestibular do IFMS e que foi convocado para matrícula.
Além disso, foi divulgada também a Convocação para Banca de Heteroidentificação dos candidatos da primeira chamada.
O candidato interessado em aceitar a vaga deverá entrar na Central de Seleção do Vestibular 2023/2 do IFMS e clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. A lista com os documentos necessários para confirmar a vaga está disponível no edital do processo seletivo.
Conforme previsto pelo edital do Vestibular 2023/2 via ENEM, os candidatos aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula entre os dias 05 e 16 de junho de 2023.
Para enviar manifestar interesse na vaga oferecida, os candidatos deverão seguir os seguintes passos:
O vestibular 2023/2 do IFMS selecionou os candidatos por meio da análise da pontuação obtida no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. No momento da inscrição, os candidatos informaram o número do CPF para que o IFMS pudesse verificar a pontuação obtida no ENEM.
Segundo o edital do vestibular, puderam participar do processo seletivo somente os candidatos que participaram da última edição do ENEM (2022) e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação.
Para a seleção dos candidatos, o IFMS irá considerar a média ponderada obtida pelos candidatos com pesos que variam conforme o curso escolhido pelo aluno. Confira a seguir:
Engenharia civil – unidade de Aquidauana:
Sistemas para Internet – unidade de Aquidauana:
Engenharia elétrica – unidade de Campo Grande:
Licenciatura em Química – unidade de Coxim:
Por meio do vestibular 2023/2 via ENEM, o IFMS irá disponibilizar 760 vagas para os cursos oferecidos nas seguintes unidades da instituição:
Além disso, é válido mencionar que os candidatos selecionados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2023.
Quer conferir a relação completa com as vagas disponíveis e os cursos? Basta acessar o edital do vestibular 2023/2.
De acordo com o edital do processo seletivo 2023/2, o IFMS irá usar as ações afirmativas (sistema de cotas) no vestibular, reservando vagas para os candidatos que fizerem parte de determinadas categorias.
Assim, do total de vagas oferecidas, 50% será destinada para os candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dessas, 50% serão direcionadas para os candidatos com com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. O candidato deverá informar no momento da inscrição se irá participar de alguma das categorias de cotas.