O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) encerra amanhã, dia 18 de outubro, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024, que visa a seleção de novos alunos para diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
De acordo com o cronograma, os interessados terão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira para se inscrever na seleção. As inscrições são totalmente gratuitas.
Conforme estabelecido no edital, poderão concorrer às vagas ofertadas para os cursos técnicos integrados pessoas que já tenham concluído ou que estejam em vias de concluir o Ensino Fundamental. Continue a leitura para saber como se inscrever e como será o processo de seleção do IFG!
De acordo com as orientações do edital, as inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, disponível no site do Instituto.
Além de informar todos os dados pessoais e de contato, no momento da inscrição, o candidato deverá informar a opção de curso desejada, considerando o campus de oferta. É também durante a inscrição que o candidato poderá optar por concorrer às vagas ofertadas por meio do sistema de cotas.
Não haverá aplicação de provas nesse Processo Seletivo. De acordo com o edital, a seleção dos candidatos será realizada por meio do sorteio eletrônico das vagas disponíveis. Os sorteios serão realizados por cada unidade do IFG, nas seguintes datas:
No entanto, antes do sorteio haverá análise das inscrições, com publicação da lista de inscrições deferidas. Para os candidatos ao curso de Instrumento Musical, haverá ainda a avaliação do vídeo com a execução de uma peça musical, que tem caráter eliminatório.
A oferta total do IFG é de 1.314 (mil trezentas e catorze) vagas para ingresso em diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no primeiro semestre de 2024.
As vagas estão distribuídas entre os 14 campi do IFG. Portanto, há vagas para Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu, e Valparaíso do Goiás.
O edital estabelece ainda que as oportunidades são para os seguintes cursos: Análises Clínicas; Meio Ambiente; Vigilância em Saúde; Comércio Exterior; Edificações; Química; Alimentos; Agroecologia; Produção de Áudio e Vídeo; Biotecnologia; Saneamento; Nutrição e Dietética; Controle Ambiental; Eletrônica; Eletrotécnica; Instrumento Musical; Mineração; Telecomunicações; Agroindústria; Informática para Internet; Manutenção e Suporte em Informática; Automação Industrial; e Mecânica.
Parte das vagas ofertadas no Processo Seletivo 2024 estão reservadas, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há vagas exclusivas para estudantes que cursaram o Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino.
Além disso, há percentual de vagas para pessoas de baixa renda, para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Conforme indicado no edital, haverá análise da documentação comprobatória da Reserva de Vagas e realização de bancas de heteroidentificação, para os candidatos que indicarem participação pela cota étnico-racial.
De acordo com o cronograma, o IFG deve liberar o resultado preliminar do Processo Seletivo 2024 em 6 de dezembro, cabendo a interposição de recursos até o dia 7 seguinte. O resultado final do IFG será publicado no dia 11 de dezembro, enquanto os editais de matrícula estão previsto para o dia 13 do mesmo mês.
Para mais detalhes, acesse o edital na íntegra.
Leia também FATEC abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.