O termo “IDH” é uma sigla para “Índice de Desenvolvimento Humano”. Atualmente, o IDH é utilizado como uma unidade de medida para calcular o grau de desenvolvimento de um grupo social.
O tema é abordado com grande frequência por questões de geografia, principalmente dentro da prova do ENEM e dos vestibulares.
Dessa maneira, para que você garanta um bom desempenho nos seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o IDH.
O Índice de Desenvolvimento Humano, abreviado pela sigla IDH, é uma ferramenta utilizada para a avaliação do índice de desenvolvimento de uma nação ou sociedade.
Os parâmetros utilizados pelo IDH para realizar o cálculo e a avaliação são: educação, saúde e renda da população do local em questão.
O IDH pode ser dividido em quatro categorias: muito alto, alto, médio e baixo. Ainda, existe também um ranking no qual os países são agrupados segundo o próprio IDH.
Atualmente, o Brasil ocupa a 84º posição nesse ranking, com um índice 0,765, sendo considerado um país com alto IDH.
O IDH foi criado por Amartya Sen e Mahbub Ul Haq. O índice seria utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela primeira vez no ano de 1990.
No momento de sua criação, o objetivo do índice era avaliar os países com índices que vão além dos fatores econômicos, considerando a qualidade de vida da população do país.
Vamos conferir, a seguir, cada um dos parâmetros utilizados pelo IDH para a sua análise.
A educação é utilizada como um dos parâmetros do IDH. Esse indicador faz referência à média de anos de estudo da população que está sendo analisada.
Dessa maneira, quanto maior o tempo de permanência em instituições de ensino, maiores são as taxas de desenvolvimento da nação. A educação é também utilizada como uma maneira de avaliar o comprometimento do Estado com o desenvolvimento dos seus cidadãos.
A saúde é utilizada como um parâmetro para avaliar a expectativa de vida da população.
Assim, quanto maior a expectativa de vida dos habitantes da nação, maior é a qualidade de vida oferecida pelo Estado.
Existem alguns fatores responsáveis por impactar diretamente esse indicador. Dentre eles, podemos citar: campanhas de vacinação, qualidade do sistema público de saúde e fornecimento de tratamentos e medicamentos.
Enquanto parâmetro do IDH, a renda leva em consideração a média entre o PIB (Produto Interno Bruto) e o valor médio do rendimento da população. Esse indicador possui como objetivo avaliar o nível de concentração de renda e de desigualdade social presente na nação em questão.