O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Governo Federal. O seu objetivo é combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil. Dessa forma, o benefício é pago mensalmente às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidadania.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quem pode receber o Bolsa Família, especialmente os homens solteiros e sem filhos. Afinal, eles também têm direito a esse auxílio?
A seguir, entenda mais sobre as regras do Bolsa Família e veja como o benefício funciona para os homens solteiros e sem filhos.
Antes de tudo, é importante conhecer os critérios de elegibilidade para entrar no Bolsa Família. Isso porque apenas quem atende a todas as regras poderá participar e receber os pagamentos mensais.
A primeira exigência é se enquadrar no estado de pobreza ou extrema pobreza. Para isso, a família deve ter renda mensal per capita de até R$ 218. Isso quer dizer que ao somar a renda de todos que moram na mesma casa e dividir pela quantidade de pessoas, o resultado não deve ser maior do que este valor.
Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais), um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no país.
Para se cadastrar, o responsável familiar deve ir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo da sua residência com os seus documentos e um documento de cada membro da família.
Após ingressar no programa Bolsa Família, o inscrito também deve se atentar para outras regras. Isso porque deve cumprir as chamadas condicionalidades, que são compromissos nas áreas de saúde e educação que as famílias beneficiárias devem assumir. Veja a seguir:
Sim, o homem solteiro pode participar do Bolsa Família caso se enquadre em todas as exigências do programa, independente se tiver filhos ou não. Assim, para se cadastrar e começar a receber os pagamentos, basta seguir o passo a passo: