O Tratado de Versalhes foi um acordo assinado após a Primeira Guerra Mundial entre as potências vencedoras e a Alemanha.
É tema recorrente em vestibulares, assim como no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), sobretudo pelo seu significado no contexto histórico antes da Segunda Guerra Mundial.
Portanto, vale a pena entender a sua criação e as consequências. Acompanhe!
O Tratado de Versalhes teve algumas características particulares como, por exemplo:
As negociações em volta do Tratado duraram seis meses com a participação de 70 delegados e 27 nações, inclusive do Brasil.
Ficaram de fora a Alemanha que havia sido derrotada, assim como a Rússia, pois havia firmado o Tratado de Brest-Litovsk com os alemães em 1918.
O Tratado de Versalhes foi concluído no dia 28 de junho de 1919. A saber, o Congresso dos Estados Unidos não ratificou o documento e, assim, o país não entrou na Liga das Nações.
Logo após isso, os EUA decidiram realizar um acordo bilateral com a Alemanha pelo Tratado de Berlim em 1921.
A França, tomada pelo sentimento de revanchismo em decorrência da derrota na Guerra Franco-Prussiana, buscou de todas as formas vingar-se dos alemães.
Ficou tão nítido tal sentimento, que os franceses quiseram firmar o tratado no mesmo local que tinha posto fim ao outro conflito: o salão de Espelhos do Palácio de Versalhes.
A saber, o principal cláusula do Tratado de Versalhes definia a culpa da guerra como total responsabilidade da Alemanha, conforme o artigo 231.
Desse modo, os alemães foram responsabilizados unicamente por todos os prejuízos causados. Ficando acordado que o país deveria compensar as nações que participaram do conflito, sobretudo os da Tríplice Entente.
Isto posto, estabeleceu-se que os alemães deveriam fornecer anualmente:
Ademais, as indenizações que a Alemanha deveria pagar em 1921 girava em torno de 269 bilhões de marcos alemães.
Mais tarde, o valor baixou para 132 bilhões de marcos, sem levar em consideração o valor de pensões a viúvas e outros afetados pela guerra, concentrados em grande parte na França.
Desta maneira a Alemanha afundou-se em uma densa crise econômica que durou toda a década de 20. Além disso, perdeu 13% do seu território na Europa, ficando determinado que:
Além disso, as colônias alemãs se dividiram entre Inglaterra, Bélgica e França.
Militarmente falando, ocorreu o desarmamento do povo alemão, a revogação do serviço militar obrigatório e, assim como o exército deveria contar com apenas 100 mil soldados voluntários.
Isso atingiu também a indústria bélica alemã, estabelecendo-se a proibição da fabricação de tanques de batalha e armas de grosso calibre.
Seguindo a mesma linha, a Marinha alemã só podia contar com até 15 mil homens, além do mais a aeronáutica foi extinta no país.
Tiveram que fechar também escolas militares e associações paramilitares. Isto de certa forma, mexeu com os sentimentos da população alemã que tinha uma vida militar presente em sua sociedade.
Em suma, o Tratado de Versalhes foi oficializado pela Liga das Nações em 1920. O Tratado possuía dimensões políticas, econômicas e militares bastante punitivas aos alemães.
Ao longos das décadas seguintes, a Alemanha se viu afundada numa crise política, econômica e social sem precedentes por causa das dívidas da guerra.
Um dos pontos que corroboraram para ascensão de Adolf Hitler, foi justamente suas revoltadas críticas ao Tratado de Versalhes e suas duras imposições.