Borba Gato, cujo nome completo era Manuel Borba Gato, é uma figura histórica que tem sido alvo de amplas discussões devido ao fenômeno da derrubada das estátuas.
Assim, é muito provável que questões sobre Borba Gato, seus feitos e o contexto histórico ao qual ele pertenceu apareçam nos principais vestibulares do país e na prova do ENEM.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse personagem da história do Brasil.
Manuel Borba Gato foi e ainda é um dos personagens mais polêmicos de toda a história do Brasil, principalmente aquela referente ao período no qual o Brasil foi colônia de Portugal. A prova desse aspecto é o episódio do incêndio da sua estátua em São Paulo, que aconteceu no mês de julho de 2021.
Manuel Borba Gato, conhecido simplesmente como Borba Gato, nasceu no ano de 1649 e foi um bandeirante paulista. Segundo alguns historiadores, o bandeirante foi responsável por muitas barbaridades durante suas expedições pelas cidades do interior de São Paulo, que aconteceram nos séculos XVI e XVII.
Como mencionado, Borba Gato era um bandeirante e, dessa forma, participava das denominadas “bandeiras”.
O termo “bandeirantes” é utilizado para denominadas aqueles que, entres séculos XVI e XVII, exploraram as regiões do interior do Brasil que ainda não haviam sido desbravadas.
Ainda, devemos destacar que os bandeirantes foram também os responsáveis por quebrar o Tratado de Tordesilhas, já que, em suas expedições, eles não respeitavam os limites que haviam sido estabelecidos pelo acordo.
As bandeiras, por sua vez, foram organizadas após a crise do açúcar, que ocorreu ao final do século XVII. As expedições saíam de São Paulo e possuíam diversos objetivos, entre os quais aqueles de conseguir mão-de-obra escrava e de buscar outras formas de riqueza para o Brasil.
Por fim, vale lembrar também que as bandeiras, entre as quais aquela liderada por Borba Gato, foram responsáveis pela descoberta das jazidas de metais preciosos na província de Minas Gerais.