Enem e Vestibular

História do Brasil: Batalha Naval do Riachuelo

Batalha Naval do Riachuelo: um resumo completo sobre o acontecimento

O nome “Batalha Naval do Riachuelo” é usado para denominar um conflito que aconteceu no século XIX, durante a Guerra do Paraguai.

O conflito é abordado com frequência por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares, dos vestibulares militares e de alguns concursos.

Assim, para que você possa estudar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a Batalha Naval do Riachuelo. Vamos conferir!

Batalha Naval do Riachuelo: introdução

A Batalha Naval do Riachuelo, conhecida também como Batalha do Riachuelo, ocorreu entre no ano de 1865, como parte da Guerra do Paraguai. O embate envolveu o Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Brasil na disputa política pelo direito de navegação na bacia do rio da Prata.

Batalha Naval do Riachuelo: características

O conflito recebeu esse nome porque aconteceu no rio Riachuelo e, na ocasião, a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina, venceu os paraguaios.

O acontecimento representou uma importante conquista para o exército brasileiro que, na época, possuía navios frágeis a não tão bem preparados. Devemos nos lembrar que é por causa desse embate que é comemorado no dia 11 de junho a Data Magna da Marinha do Brasil, em homenagem aos que morreram na Batalha do Riachuelo.   

O responsável pela estratégia da batalha por parte do Brasil foi o marquês de Tamandaré, responsável por determinar que os navios iriam bloquear os rios Paraguai e Paraná. Ele formou três grupos sendo que um deles faria a proteção da parte traseira do Rio Prata.

As forças do Paraguai, por sua vez, tentaram avançar pelo rio Paraná, mas foram surpreendidos pelos brasileiros e essa ação bem sucedida impediu que os paraguaios ocupassem a região sul do Brasil.

Depois de mais de doze horas de conflito, as tropas do Brasil saíram vitoriosas e, com isso, o bloqueio das tropas paraguaias por parte Tríplice Aliança foi consolidada.