O termo “Revolta de Vila Rica” é usado para denominar um movimento de contestação à metrópole portuguesa que aconteceu no Brasil.
O assunto é extremamente abordado por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar a estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre a Revolta de Vila Rica. Confira!
A Revolta de Vila Rica aconteceu no ano de 1720 e foi uma revolta contra Portugal impulsionada pela intensificação da fiscalização sob o ouro e o aumento de impostos sobre a exploração de metais preciosos. O evento aconteceu na cidade de Vila Rica, em Minas Gerais.
Os revoltosos eram principalmente escravos e homens livres que trabalhavam nas minas de ouro e foram liderados por Filipe dos Santos, que comercializava mercadorias relacionados aos metais preciosos da região.
A revolta começou quando os revoltosos invadiram a casa do Ouvidor da cidade. Em pouco tempo, a Vila Rica foi totalmente ocupada pelos revoltosos.
O participantes queriam o fim das Casas de Fundição, que controladas pelos portugueses e pelas quais todo o ouro extraído das minas deveria passar, e exigir a saída de D. Pedro de Almeida do comando da capitania das Minas. O governador da capitania havia, por ordens de Portugal, aumentado consideravelmente os impostos que eram cobrados sobre a extração e a comercialização do ouro.
Também devemos mencionar que a fiscalização sobre o trabalho nas minas havia se intensificado para garantir que nada escapasse dos portugueses e todos os rendimentos fossem enviados para Portugal.
Após dois dias de lutas, a rebelião foi sufocada e os revoltosos foram presos.
O líder Filipe dos Santos foi condenado à morte e, depois dessa revolta, os portugueses aumentaram ainda mais a fiscalização sobre a extração do ouro.