Hard Skill e Soft Skill são novos termos referentes às competências de gestão de pessoas e psicologia organizacional. Assim sendo, são muito pertinentes a uma gestão participativa.
Esses termos têm relação ao “saber”, “saber fazer” e “saber ser”.
Para melhor compreensão é importante saber que Hard Skill diz respeito às habilidades que são facilmente quantificadas, ou seja, os conhecimentos técnicos como ferramentas, sistemas e métodos.
Soft Skill é a capacidade comportamental do indivíduo, bem como suas características pessoais. São as interações sociais, o relacionamento com os membros da equipe, a proatividade, o nível de respeito hierárquico, etc.
As definições de Hard Skill e Soft Skill levam em consideração questões como: know-how, talento, capacidade de aprendizagem, capacidade intelectual e inteligência emocional.
A teoria por trás de Hard e Soft Skills é a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner.
Essa teoria aponta dois tipos de inteligências: a pessoal e a emocional, ou habilidades cognitivas e não cognitivas (o que se aprende e o que é inato).
Exemplo de Soft Skills: autorresponsabilidade, pensamento crítico, autoliderança, criatividade, comunicação positiva, flexibilidade, etc.
Exemplo de Hard Skills: saber manusear sistemas, conhecer o negócio de atuação da empresa, graduação em determinada área, formação em determinado curso, etc.
Não há como implantar esse sistema, uma que são características intrínsecas no ser humano.
No entanto, pode identificar e trabalhar tais características, de modo que se venha a ter uma equipe de alta performance.
Deve haver uma mudança cultural da empresa para que as características correspondentes a Hard Skill e Soft Skill façam parte da rotina. Entretanto, ao realizar o recrutamento dos funcionários, a empresa deve levar essas características em consideração.
Pois se adaptar à uma cultura empresarial é tão importante quanto os conhecimentos na área de atuação.