Investir em hábitos que protegem a saúde mental é uma forma de manter mente e corpo sãos, uma vez que ambos estão interligados e, por isso, cuidar deles em conjunto é imprescindível.
Neste texto, apresentamos algumas ideias de hábitos simples que podem impulsionar o seu bem-estar. Acompanhe!
Separamos 7 opções de hábitos que protegem a saúde mental para que você reflita até que ponto eles têm feito parte da sua rotina. Caso não estejam presentes no seu cotidiano, que tal começar a pensar na possibilidade de implementá-los? Vamos juntos refletir!
O nosso sono é fundamental para a saúde. Sem ele, podemos ter problemas de memória, sofrermos com danos hormonais e até mesmo desenvolvermos doenças sérias, como a obesidade e a depressão.
Portanto, criar uma rotina de sono, praticando a higiene do sono à noite, é algo que contribui com os cuidados com a saúde mental.
Os hobbies nos ajudam a relaxar e a desconectar dos problemas e da correria do dia a dia. Por isso, eles devem fazer parte do nosso cotidiano – e não serem implementados apenas “quando dá”.
Nós sempre damos um jeito de resolver algo do nosso trabalho, mesmo com a agenda apertada. Por que não damos um jeito de praticar os nossos hobbies com mais frequência? Pense nisso!
As nossas emoções têm funções importantes em nossas vidas. Elas nos ajudam a agir de determinadas maneiras, nos mais diversos contextos. Porém, quando não ouvimos o que sentimos, as emoções – especialmente as ruins -, podem “crescer”, prejudicando a nossa saúde mental.
Portanto, mesmo quando a emoção não for do seu agrado, ouça-a, entenda-a e tente encontrar formas de lidar com elas.
As nossas relações sociais são fundamentais para a nossa saúde mental. Se começarmos a nos isolar com frequência, poderemos sofrer impactos na autoestima, no bem-estar e até mesmo na nossa visão de mundo.
Por isso, mantenha-se por perto de quem você gosta. Envie mensagem, marque um café… socialize!
A atenção plena nos ajuda a focar no que está acontecendo neste exato momento, sem deixar que os pensamentos intrusivos sobre o futuro ou o passado invadam a nossa mente.
Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de colaborar para que possamos olhar mais atentamente para o que ocorre conosco no dia a dia, aumentando a intensidade dos momentos vividos.
Os exercícios físicos são primordiais para a nossa saúde de maneira geral. No que diz respeito aos hábitos que protegem a saúde mental, podemos dizer que os exercícios contribuem para um aumento da sensação de prazer e bem-estar, que melhora o humor e até mesmo a nossa visão de mundo.
A natureza pode nos ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, fazendo com que nos sintamos mais relaxados, produtivos e criativos. Por isso, estar cercado por plantinhas e entrar em contato com a luz do dia é mais um dos hábitos que protegem a saúde mental! Experimente!