A chamada “Guerra no Líbano”, também conhecida como “Guerra Civil no Líbano”, aconteceu como um conflito entre israelenses e árabes.
O conflito é muito importante para a história global por uma série de motivos e, dessa forma, é provável que ele seja cobrado por questões de história dentro das principais provas do país.
Assim, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema.
A Guerra no Líbano foi um conflito entre árabes e israelenses pelo território da atual região da Palestina. O conflito foi de caráter civil e aconteceu em duas fases, uma entre 1975 e 1990 e outra em 2006.
A primeira delas ocorreu entre os israelenses e os grupos árabes que faziam parte da Organização para Libertação da Palestina (OLP).
O embates mais violentos aconteceram entre os anos de 1978 e 1982 com muitos de mortos. Posteriormente, no ano de 2006, após o ataque feito à Israel realizado pelo grupo Hezbollah ocorreram diversos ataques israelenses e, com isso, a Segunda Guerra do Líbano teve início. O conflito durou cerca de um mês e depois a ONU intermediou um período de relativa paz que foi mantido até a saída do último soldado de Israel em outubro do mesmo ano com auxílio internacional.
Em 1982, um ano antes do acordo de paz estabelecido em agosto de 1983, um cerco em volta da cidade de Beirute por cerca de 2 meses. Com o fim do cerco, Israel afirmou que acabaria com a guerra se os palestinos deixassem o território do Líbano. Porém, em setembro de 1982 Bashir Gemayel, presidente do Líbano na época, foi assassinado em um atentado contra os palestinos.
O acordo em questão foi realizado e concluído com a retirada do exército de Israel. Entretanto, mesmo com o tratado, a guerra civil continuaria até o ano de 1990. Depois disso, vários acordos de paz foram quebrados e, ao mesmo tempo, o grupo Hezbollah foi criado. O grupo seria o responsável pela segunda fase da Guerra no Líbano em 2006.
Em 2006, o Líbano sofreu com o maior ataque realizado por Israel desde 1982 com intensos bombardeios. O objetivo era combater o Hezbollah, que havia anteriormente sequestrado e assassinado soldados do exército de Israel.
A Segunda Guerra durou apenas 1 mês, entre os julho e agosto de 2006. Mais de mil libaneses perderam suas vidas no conflito.