A Receita Federal acaba de realizar a liberação de mais uma rodada do lote residual do Imposto de Renda. Segundo as informações oficiais, a nova leva de depósitos contempla 136.565 contribuintes. O valor total dos pagamentos chega a marca de R$ 368.017.854,27.
Do total de contribuintes, estima-se que cerca de 3 mil sejam idosos acima de 80 anos; 20.624 pessoas entre 60 e 79 anos; 2.349 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 6.568 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Ainda existem mais de 103 mil contribuintes não prioritários.
O chamado lote residual do Imposto de Renda atende algumas situações específicas. Imagine, por exemplo, o caso de um cidadão que caiu na malha fina. Nesta situação, se o indivíduo acertou as contas com o Fisco e voltou a uma situação de regularidade, ele pode receber a restituição em um dos lotes residuais.
Também há pagamentos previstos para as pessoas que tiveram a declaração na malha débito, documentos enviados fora do prazo e também nos casos de declarações retificadoras que registraram um aumento no valor da restituição. Todas estas situações podem gerar o direito ao pagamento do lote residual.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, é importante entrar em contato com a Receita Federal para entender como resolver um determinado problema. Outra dica é contatar um contador de sua confiança. Também é possível conversar com alunos de contabilidade. Algumas universidades oferecem ajuda gratuita neste sentido.
Mas afinal de contas, como é possível saber se você vai receber o dinheiro deste lote residual? Segundo informações da Receita Federal, não é necessário sair de casa para descobrir esta informação.
O primeiro passo é acessar a página oficial da Receita Federal na internet. Logo depois, basta clicar na opção Meu Imposto de Renda, seguir para Consultar a Restituição e inserir os seus documentos pessoais como CPF.
O sistema também vai pedir a sua data de nascimento. Depois de inserir estas informações, basta seguir para a consulta. Antes de inserir os seus dados, é importante se certificar de que você está no site oficial da Receita Federal.
Feita a consulta, e confirmado o pagamento, o cidadão pode movimentar a quantia. Como os pagamentos estão acontecendo hoje, as pessoas que têm o direito já estão recebendo o saldo na conta bancária que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração.
Caso a conta que você informou não exista mais por algum motivo, não há razões para preocupação. De acordo com a Receita Federal, o saldo deverá ficar disponível para saque no Banco do Brasil por um período de um ano completo. Depois deste prazo, o dinheiro volta aos cofres da União.
Neste caso, o cidadão pode entrar em contato com o Banco do Brasil através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos). Também é possível reagendar o crédito dos valores através do Portal BB.