Apesar de nem todas as pessoas terem esse conhecimento, a verdade é que os bancos no Brasil são obrigados a oferecer alguns serviços básicos sem cobrar taxas para isso. É o caso de contas correntes oferecerem até quatro saques no mês, por exemplo, sem cobrar algum tipo de taxa para esse serviço. Além dele, outros também devem ser oferecidos com gratuidade, pois são considerados “serviços essenciais”.
Em contrapartida, muitos bancos tem cobrado valores indevidos sem que os clientes tenham se dado conta disso. A boa notícia é que, nos últimos dias, muitas pessoas têm ganhado conhecimento com relação a isso e estão recebendo devoluções que podem chegar a mais de R$ 100. Neste texto, apresentamos mais detalhes para você entender melhor.
Depois da grande repercussão com relação à devolução das tarifas bancárias, centenas de brasileiros têm contatado os bancos para solicitar o reembolso de valores cobrados indevidamente. Inclusive, há clientes de bancos que estão conseguindo receber cerca de R$ 130 de volta, apenas solicitando o reembolso do dinheiro que foi cobrado em serviços considerados essenciais.
Porém, afinal, quais são os serviços essenciais que devem ser oferecidos com gratuidade?
Se porventura você pagou taxas em cima dos serviços essenciais que citamos acima, poderá solicitar o reembolso do valor que foi cobrado. No próximo tópico, explicamos como você pode fazer essa solicitação.
Se você fez uma varredura na sua conta, nos últimos meses, e percebeu que uma série de taxas foram cobradas indevidamente pelo banco, saiba que é possível solicitar o reembolso de uma maneira bem simples:
Se o banco demonstrar resistência para devolver o dinheiro, é possível buscar apoio no Bacen para lidar com essa situação. Porém, é importante lembrarmos que se você usou mais vezes os serviços, pode ser que as taxas estejam realmente corretas. Por exemplo, o banco deve oferecer apenas quatro saques gratuitos por mês, portanto, se você fez mais saques do que isso, a taxa cobrada pelos serviços excedentes não é considerada indevida.
Por isso, é importante avaliar com atenção quais valores têm sido cobrados para garantir que você solicite apenas o que é seu por direito. Afinal, no caso de exceder os serviços essenciais, não será possível solicitar o reembolso, uma vez que não se enquadra no que está esclarecido na resolução do Banco Central do Brasil. Fique atento a isso!