As ações humanas mostram cada vez mais a interferência no aquecimento global, principalmente em decorrência da instabilidade constante na meteorologia. Assim, trazendo chuvas fortes, temporais constantes, descargas elétricas e até mesmo alagamentos.
A seguir falaremos um pouco sobre a possibilidade de chuvas fortes em diversas localidades do Brasil. Além de visualizar as áreas afetadas, veja também os riscos e instruções para se proteger.
Sobre a irregularidade do clima no Brasil
É comum em decorrência do clima do Brasil observar em várias localidades, climas que sejam diferentes. Ao longo do ano, com a mudança das estações também é possível visualizar isso.
No entanto, com o passar do tempo, muitas áreas começaram a sofrer com as repentinas mudanças climáticas e isso afetou muitas regiões com desastres em situações trágicas.
Frequentemente, é possível visualizar eventos naturais que ocasionam enchentes, deslizamentos, desabamento. Assim, essas situações podem gerar não só a perda de casas, de bens materiais em geral, como também a vida de pessoas.
Porém, os padrões de intensidade nas chuvas e situações de instabilidade no clima, como as repentinas mudanças de temperatura que decorrem no excesso do calor ou frio, decorrem diretamente da consequência do aquecimento global.
É por isso que é importante estar atento as ações relacionadas ao cuidado com a natureza. Isto é, preservando não só a natureza, como também a qualidade da vida humana.
Moradores dessas regiões, fiquem atentos ao grande perigo de chuvas fortes
As chuvas podem afetar diversas regiões do Brasil ao longo dos próximos dias. Então, para quem mora nessas regiões é importante ficar atento.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o grau de severidade é de intenso perigo entre as regiões do Amazonas até Minas Gerais. Assim, passando não só por grande parte do norte como também centro-oeste chegando ao sudeste.
De acordo com as informações, o volume de chuvas ficará entre 50 a 100 mm por dia e os ventos são intensos, chegando a quase 100 km por hora. Logo, pode ocasionar desastres como árvores derrubadas em decorrência dessa força dos ventos. Assim como, pode atrapalhar o fornecimento de energia elétrica.
As regiões mais afetadas serão: praticamente todo o estado do Amazonas, grande parte de Rondônia, subindo para o Pará, abrangendo o Tocantins, o Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal em sua totalidade, Minas Gerais e até mesmo a parte norte de São Paulo.
Por conta dessa severidade, é importante ficar atento aos riscos que podem interferir diretamente na locomoção dos moradores da região.
Portanto, veja abaixo quais são as instruções que devem ser seguidas para evitar tragédias ainda maiores.
Instruções de como agir em situações de risco devido às chuvas fortes
Sabendo que existe a possibilidade de chuvas intensas atingirem grande parte do Brasil e algumas cidades estarem em estado de alerta, é necessário saber o que fazer mediante situações de risco.
O primeiro passo é visualizar se existe a necessidade de sair de casa nesse estado de alerta ou não. Ou seja, se você mora em localidades que correm o risco de desabamento, como as encostas, para a sua segurança o ideal é buscar um lugar seguro.
Caso contrário, se você não mora em um lugar de risco, o recomendável é, se possível, não sair de casa enquanto os temporais estiverem acontecendo.
Para quem está trabalhando ou na rua por alguma razão necessária, procure lugares que estejam cobertos. Além disso, fuja de abrigos suscetíveis a descargas elétricas. Como, por exemplo, locais abertos próximos a torres de transmissão, outdoors e também árvores.
Vale ressaltar que as dicas acima são recomendações do próprio Instituto Nacional de Meteorologia.
Caso necessário, envie ajuda às regiões afetadas pelas chuvas fortes
Pode ser que a sua região não seja atingida, porém se localidades próximas sofram com essas intensas chuvas, faça a sua parte e ajude. Desse modo, verifique a melhor maneira para não se expor a riscos também.
Em geral, é de grande valia o envio de água, comida, roupas, colchões e cobertas para abrigar pessoas que tiveram suas casas alagadas ou derrubadas por esses desastres naturais.
A partir das informações que foram disponibilizadas acima, é possível visualizar quais são as cidades do Brasil que estão correndo o risco de sofrerem com as intensas chuvas e também como ficar o mais seguro possível.
Por último, não esqueça de manter-se em locais fechados para evitar uma exposição desnecessária e um risco.