A Carteira Nacional da Habilitação (CNH) é um documento de extrema importância para os brasileiros. Isso porque, sem a carteira, o cidadão não é considerado legalmente habilitado para conduzir um automóvel.
O Governo Federal lançou um novo modelo do documento recentemente. A nova versão está disponível para os motoristas, no entanto, muitos têm dúvidas se é preciso trocar o documento imediatamente ou não. Além disso, os prazos para renovar a CNH também foram alterados. Portanto, é de suma importância que os brasileiros se atentem às novas regras.
Como já mencionado, após as mudanças feitas no documento, o tempo de validade também foi alterado, sendo divido por idade entre os condutores. Por esse motivo, é de extrema importância que os motoristas se atentem à nova regra, visto que se perderem o prazo, estarão com a CNH vencida.
De acordo com as novas regras, o sistema de renovação da CNH funciona assim:
A princípio, a troca da CNH será de forma gradual. Dessa forma, a sua obrigatoriedade não é instantânea. Assim, aqueles que possuem o modelo anterior da carteira poderá utilizá-lo até o fim da sua validade.
Logo, a emissão da nova CNH será necessária:
As alterações no documento foram realizadas para se adequarem ao modelo internacional. Desse modo, novos itens de segurança e visual foram implementados. Confira a lista:
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está sendo emitida no país. Após a atualização, o documento está sendo produzido com um novo design e proporcionando mais segurança aos motoristas.
É importante salientar que, com as mudanças na CNH, a validade de renovação do documento passou a ser diferente para alguns condutores.