As plataformas de e-commerce (comércio eletrônico) se popularizaram muito no Brasil nos últimos anos, devido ao baixo custo dos produtos e também de sua grande variedade. Alguns exemplos de empresas desse tipo são as gigantes asiáticas, como Shein, Shopee e Aliexpress.
No entanto, compras em sites desse tipo podem gerar problemas ao consumidor, como atraso na entrega, retenção em alfândegas e produto diferente do que o comprado. Sendo assim, existem algumas dicas para que os consumidores possam evitar problemas desse tipo em sites como Shein, Shopee e Aliexpress.
A primeira dica é checar se o vendedor é bom e confiável. Para quem não sabe, essas plataformas funcionam como marketplace, da mesma maneira que o Mercado Livre, por exemplo, ou seja, qualquer pessoa pode vender o que quiser no site.
Desta maneira, de acordo com a assessora técnica do Procon-SP, Renata Reis, vale a pena gastar um tempo a mais pesquisando sobre o vendedor, para saber se é confiável. Isso pode ser feito através de uma análise dos comentários no site, assim como as avaliações feitas por clientes prévios.
Além disso, também existe a possibilidade de checar outras informações mais específicas sobre o vendedor, como CNPJ da empresa, endereço físico, telefone e canais de contato direto com o consumidor (chat, e-mail e SAC por exemplo).
Por fim, é importante evitar comprar produtos em sites como Shein, Shopee e Aliexpress para eventos importantes. Isso porque não existe a certeza de que o produto chegará a tempo, o que pode estragar alguma data muito especial. Nesses casos, o recomendado é realizar a compra em lojas já conhecidas.
Sites como Shein, Shopee e Aliexpress costumam oferecer cupons de desconto aos seus consumidores, o que pode reduzir ainda mais o preço dos produtos. Sendo assim, a segunda dica é usar e abusar dos cupons oferecidos.
Segundo Ana Carolina Alves, economista e educadora financeira do Educação Financeira para a Vida (EFV), esses cupons se tornam válidos ao atingir certos requisitos. Esses requisitos podem ser um valor mínimo de compra ou produtos de determinado setor da loja, por exemplo.
Ademais, também é possível procurar esses cupons da Shein, Shopee e Aliexpress no Google ou em sites especializados. Para isso, basta digitar o nome da plataforma de e-commerce em que se deseja fazer a compra, e testar a funcionalidade do cupom.
Outra dica muito importante ao se comprar em sites como Shein, Shopee e Aliexpress é sempre estar atento ao frete dos produtos. Isso porque, muitas vezes o produto está com um preço super atrativo no site, no entanto, o frete de entrega é muito caro.
Ainda segundo Ana Carolina Alves, o recomendado nesses casos de frete caro é fazer uma comparação com o mesmo produto vendido em sites brasileiros. Dessa forma, o consumidor descobre se realmente vale a pena comprar o produto em questão nas plataformas de e-commerce.
Por fim, o consumidor deve sempre estar atento ao seu orçamento ao realizar compras online. Os preços muito atrativos de sites como Shein, Shopee e Aliexpress podem fazer com que os clientes acabem comprando produtos que não deveriam e que irão gerar dívidas. O recomendado é não realizar este tipo de compras no cartão de crédito.