O grafite é um mineral cinza escura, metálico e macio e ocorre no meio ambiente no formato de cristais hexagonais com estruturas de camadas e tornou-se um dos elementos mais importantes na produção industrial.
A saber, ele também pode conhecido como chumbo negro ou grafita, termo utilizado por cientistas.
O grafite surge por conta de uma rede frouxa de átomos de carbono, permitindo-lhe maleabilidade. Além disso, a base das propriedades do grafite é o carbono puro, formador do diamante e fulereno também.
Ademais, ele também pode ser encontrado em diversos países do mundo possuindo grande importância. Por isso, fique ligado no assunto para avaliações futuras como o Enem e demais vestibulares, veja!
O grafite tem como um das suas principais características a condução de corrente elétrica e de calor, afinal cada átomo divide três dos quatro elétrons da estrutura, deixando o quarto para uma banda de condução comum, assim como nos metais.
Além disso, o grafite possui enorme resistência a altas temperaturas e oxidação. Ademais, devido seu alto ponto de fusão, também utiliza-se como um material refratário.
O grafite possui uma grande importância no ramo industrial, sobretudo na fabricação de:
O grafeno é um derivado do grafite revolucionando a indústria do mundo, por conta das suas propriedades particulares, afinal ele é maleável, impermeável, translúcido e mais resistente que o diamante por exemplo, além de ser um ótimo condutor elétrico.
Por esses motivos, o grafeno pode ser empregado na produção de diversos produtos. A saber, ele é quarenta vezes mais forte que o aço.
Além disso, através dele permite-se a criação de aparelhos celulares, tablets altamente resistentes a choques e quedas.
Por fim, pode-se afirmar mesmo exposto a altas temperaturas, pode produzir diamantes artificiais.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o grafite e suas propriedades?
Não deixe de ler também – Importantes tópicos sobre solo orgânico e inorgânico.